Esta página é dedicada a textos dos/das docentes do PPG-CdC sobre temáticas variadas que não foram enviados à publicação.
JOSÉ APARECIDO DA SILVA
Emoção (1) conceitos e indicadores
Emoção (2) Cultural ou Universal
Emoção (4) Suas três dimensões
Emoção (5) sua importância para a sobrevivência
Emoção (6) Os efeitos das expressões faciais
Emoção (7) Categorias Emocionais
Emoção (8) Emoções Básicas ou Primárias
Emoção (9) Estimulação Sensorial
Emoção (10) Autoestima, Culpa e Remorso
Emoção (11) Relações Interpessoais
Emoção (12) Apreciação de pessoas, objetos e eventos
Emoção (14) Determinantes da Experiências Emocional
Emoção (15) Atenção, Memória e Raciocínio
Emoção (16) Duas cabeças são realmente melhores que uma
Emoção (17) Cognição Emocional
Área de Concentração PPG-CdC
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Aggio, N. M., & Parejo, V. (2022). Capacitação de profissionais de saúde no manejo de comportamentos problemas em idosos com transtorno neurocognitivo maior. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 24, 1-21. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1507
Albuquerque, A. R., & Melo, R. M. (Eds.) (2021). Contribuições da análise do comportamento para compreensão da leitura e escrita: aspectos históricos, conceituais e procedimentos de ensino (Vol. 1). Universidade Estadual de São Paulo de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências.
Almeida, M. P., Caldas, L. F., & Vasconcelos, L. A. (2022). Cooperação em análise do comportamento: conceitos e procedimentos. Revista Brasileira de Terapia Cognitiva e Comportamental, 24, 1-19. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1764
Carreiro, P. L., & Oliveira-Castro, J. M. (2021). Modelo experimental de corrupção: efeitos da magnitude e da probabilidade da punição em humanos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 23, 1-21. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23il.1508
Chiaparini, G., & Abreu-Rodrigues, J. (2021). Recaída de variabilidade operante com a combinação dos procedimentos de renovação, restabelecimento e ressurgência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 37, e37216. https://doi.org/10.1590/0102.3772e37216
Domeniconi, C., Hanna, E. S., de Rose, J. C., & Souza, D. G. (2023). Programa individualizado de ensino de leitura de textos com compreensão. Acta Comportamentalia, 30(4), 705-724.
Flores, E. P., & Rogoski, B. N. (2023). Edith Stein’s philosophy: Implications for a direct functional model of empathy. Perspectivas em Análise do Comportamento, 14(1), 1-16. https://doi.org/10.18761/PACau800
Foxall, G. R., Oliveira-Castro, J. M., Porto, R. B. (2021). Consumer behavior analysis and the marketing firm: measures of performance. Journal of Organizational Behavior Management, 41,97-123. https://doi.org/10.1080/01608061.2020.1860860
Hanna, E. S., Guedes, M. C., Souza, D. G., & Todorov, J. C. (2022). Em A. M. Jacó-Vilela, H. Klappenbach, R. Ardila (Orgs.), The Palgrave Biographical Encyclopedia of Psychology in Latin America (Vol. 1, pp. 1-13). Palgrave Mcmillan.
Ijanc Neto, C., Picoli, A., & Aggio, N. M. (2022). Contributions of behavior analysis to the study of the phenomenon of xenophobia: a literature review. Perspectivas em Análise do Comportamento, 13(2), 219-231. https://doi.org/10.18761/PAC1a23sd5a6
Leal, C. F. S., & Melo, R. M. (2020). Efeito do pareamento ao modelo com atraso fixo ou ajustado na formação de classes de equivalência. Perspectivas em Análise do Comportamento, 11(2), 177-191. https://doi.org/10.18761/PAC.2020.v11.n2.05
Marques, M. B., & Oliveira-Castro, J. M. (2022). Empresários e sua propensão a punir atos classificados pelo direito como corrupção. Revista de Estudos Empíricos em Direito, 9, 1-36. https://doi.org/10.19092/reed.v9.696
Melo, R. M., & Albuquerque, A. R. (Eds.) (2021). Contribuições da análise do comportamento para a compreensão da leitura e escrita: investigações empíricas e diálogos com outras áreas do conhecimento (Vol. 2). Universidade Estadual de São Paulo de Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências.
Nolasco, A. C. G., Rogoski, B. N., Souza, C. B. A., & Flores, E. P. (2022). Avaliação de narrativas orais de crianças: uma revisão de literatura. Advances em Psicoloía Latinoamericana, 40(1), 1-16. https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.8509
Ribeiro, L. L., Abreu-Rodrigues, J. (2022). Effects of variability requirements on difficult sequence learning. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 118(3), 442-461. https://doi.org/10.1002/jeab.798
Silva, V. R. B., Oliveira, M. C. S. L., Branco, A. M. C. U. A., & Flores, E. P. (2022). Dialogical processes in adult education: The perspective of cultural psychology. Psicologia Escolar e Educação, 26, e230383. https://doi.org/10.1590/2175-35392022230383
Suarez, C. J., Benvenuti, M. F., Couto, K. C., Siqueira, J. O., Abreu-Rodrigues, J., Lionello-DeNolf, K. M., & Sandaker, I. (2021). Reciprocity with unequal payoffs: Cooperative and uncooperative interactions affect disadvantageuous inequity aversion. Frontiers in Psycholoy, 12, 1-11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.628425
Todorov, J. C., Casalicchi, J. G. S., Severo, J. V. B. C., Mendes, M. S., Nishiyama, S. V., & Hanna, E. S. (2022). Effects of metacontingencies on cooperative behavior: A systematic replication using innovative procedures during isolation. The Psychological Record, 72, 745-749. https://doi.org/10.1007/s40732-022-00508-y
Vasconcelos, L. A., Malott, M. E., Glenn, S. S., Tourinho, E. Z., & Andery, M. A. P. A. (2022). Think tanks on cultural studies: Tribute to João Claudio Todorov. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 18(1), 16-29. https://doi.org/10.18542/REBAC.v18I1.12693
Vasconcelos, L. A. (2023). Análise aplicada do comportamento e a cultura: contextos da terapia analítico-comportamental infantil. Perspectivas em Análise do Comportamento, 14(2), 3-26. https://doi.org/10.18761/vecc131222
Área de Concentração PPG-CdC
COMPORTAMENTO, COGNIÇÃO E NEUROCIÊNCIAS
Antunes, R. A., Gonçalves, E. S., Bernardino, L. G., Casalechi, J. G. S., Grobet, I. B. F., & Moraes Jr., R. (2023). Influence of economic scarcity on race perception. Psychological Reports, 126, https://doi.org/10.1177/00332941231169666
Corrêa, F., Litvin, T. F. A., Araújo, A. B. S. M., Melo, G. V. L. R., & Buratto, L. G. (2022). Effects of transcranial direct current stimulation in writing: a case report of deep agraphia. Psicologia em Pesquisa, 17, e30922. https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.30922
Feitosa, M. A., Moraes Jr., R., Souza, W. C., Bernardino, L. G., & Melchiades, A. M. (2022). Impactos da pandemia da Covid-19 sobre a sensação e a percepção. Cadernos de Psicologia, 2(2), 1-30. https://doi.org/10.9788/CP2022.2-13
Feitosa, M. A., & Mulholland, T. M. (2022). Liderança administrativa e política na Universidade de Brasília. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 18(1), 63-70. https://doi.org/10.18542/REBAC.v18I1.12697
Friehs, M. T., Kotzur, P. F., Kraus, C., Schemmerling, M., Herzig, J. A., Stanciu, A., Dilly, S., Hellert, L., Hübner, D., Rückwardt, A., Ulizcay, V., Christ, O., Brambilla, M., Keersmaecker, J., Durante, F., Gale, J., Grigoryev, D., Igou, E. R., Javakhishvili, N. ... Vieira, L. (2022). Warmth and competence perceptions of key protagonists are associated with containment measures during the COVID-19 pandemic: Evidence from 35 countries. Nature, 12, 21277. https://doi.org/10.1038/s41598-022-25228-9
Grebot, I. B. F., Cintra, P. H. P., Lima, E. F. F., Castro, M. V., Moraes Júnior, R. (2022). Uncanny valley hypothesis and hierarchy of facial features in the human likeness continua: An eye-tracking approaches. Psychology & Neuroscience, 15, 1-16. https://doi.org/10.1037/pnc0000281
Jimenez, E. L. O., Goulart, P. R. K., Silva Júnior, M. D., & Laurenti, C. (2022). Integrative review of developmental behavior-analytic concepts. Perspectives on Behavior Science, 45, 863-899. https://doi.org.10.1007/s40614-022-00360-z
Klier, C., & Buratto, L. G. (2023). The benefit of retrieval practice on cued recall under stress depends on item difficulty. Neuroscience Letters, 797, 1-9. https://doi.org/10.1016/j.neulet.2023.137066
Krys, K., Capaldi, C. A., Uchida, Y., Cantarero, K., Torres, C. V., Isik, I., Yeung, V. W. L., Haas, B. W., Teyssier, J., Andrade, L., Denoux, P., Igbokwe, D. O., Kocimska-Zych, A., Villeneuve, L., & Zelenski, J. M. (2022). Preference for modernization is universal, but expected modernization trajectories are culturally diversified: A study of folk theories of societal development. Asian Journal of Social Psychology, 25, 731-746. https://doi.org/10.1111/ajsp.12533
Landeira-Fernandez, J., & Cruz, A. P. M. (2022). Ao Todorov com carinho. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 18(1), 86-88. https://doi.org/10.18542/REBAC.V18I1.12704
Lopes, K. F., Bahia, V. S., Natividade, J. C., Bastos, R. V. S., Shiguti, W. A., Silva, K. E. R., & Souza, W. C. (2022). Changes in personality traits in patients with Alzheimer’s. Dementia & Neuropsychologia, 16(2), 187-193. https://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2021-0029
Lousa, T. C., Grande, T. O., & Mendes, F. D. C. (2022). Time budget and foraging strategies of two provisioned groups of tufted capuchin monkeys, Sapajus libidinosus, in a small, seasonal urban forest fragment. Primates, 63, 387-395.
Lousa, T. C., & Mendes, F. D. C. (2022). Inter-group conflicts involving adult female and male bearbed capuchins, Sapajus libidinosus (Primates: Cebidae), in the context of provisioned resources: resource defense or sexual selection? Zoologia, 39, e21020. https://doi.org/10.1590/S1984-4689.v39.e21020
Moraes Jr., R., Vicentini, J. E., & Virgolin, A. M. R. (2021). Altas Habilidades e sintomas de déficit de atenção/hiperatividade na pré-escola: um estudo de caso. Neuropsicologia Latinoamericana, 13(3), 39-51. https://doi.org/10.5579/rnl.2021.0703
Moura, R., Bahnmueller, J., Haase, V. G., Lopes-Silva, J. B., & Moeller, K. (2022). Editorial: Processing symbolic numerical information and its implications for mathematics learning. Frontiers in Psychology and Frontiers in Education, 7, 5-7. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.890804
Mucury, R. F., Camargo, M. R., & Mendes, F. D. C. (2021). Male-directed object use by proceptive female bearded Capuchin monkeys (Sapajus libidinosus) in captivity.
International Journal of Primatology, 42, 187-200. https://doi.org/10.1007/s10764-020-00195-y
Ramos, N. C. C., Pietrobon, C. A., Rocha, R. M. G., Martini, L. L. L., Buratto, L. G., & Cera, M. L. (2022). Effects of transcranial direct current stimulation in writing: a case report of deep agraphia. CoDAS, 34(4), e20200319. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20212020319
Silva, M. C., & Cruz, A. P. M., & Teixeira, M. O. (2021). Depression, anxiety, and drug usage history indicators among institutionalized juvenile offenders of Brasilia. Psicologia: Reflexão e Crítica, 34(17), 1-10. https://doi.org/10.1186/s41155-021-00184-x
Silva, M. C., Teixeira, M. O., & Cruz, A. P. M. (2021). Two faces of empowerment: Agency and promote. Research, Society and Development, 10(16), e182101623164. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23164
Silva Júnior, M. D., Ramos, M. M., & Corrêa, H. V. V. (2022). Sociosexuality and sexual behavior in men during the Covid-19 pandemic. Trends in Psychology, 33, 1-21. https://doi.org/10.1007/s43076-022-002244-w
Silva Neto, J. A., Stefam, L. A. A., & Souza, W. C. (2023). A utilização da imitação fácil em tarefas de reconhecimento de expressões emocionais. Psicologia: Ciência e Profissão, 43, 1-15, e249386. https://doi.org/10.1590/1982-3703003249386
Starling-Alves, I., Costa, A. J., Moura, R. J., Haase, V. G. (2021). Nonsymbolic and symbolic numerical magnitude processing in the Brazilian children with mathematics difficulties. Dementia & Neuropsychologia, 15(4), 524-532. https://doi.org/10.1590/1980-57642021dn15-040013
Torres, C. V., Mattos, M. J. S., Nascimento, T. G., Souza, W. C., & Silva, L. L. (2022). Risk perception and security attitudes: the role of human values on Brazilian police officers and civilians. Journal of Police and Criminal Psychology, 37, 1-16.
Tsutsumi, M. M. A., Goulart, P. R. K., Silva Júnior, M. D., Haydu, V. B., Jimenez, E. L. O. (2020). Avaliação de jogos educativos no ensino de conteúdos acadêmicos: uma revisão sistemática da literatura. Revista Portuguesa de Educação, 33, 38-55. https://doi.org/10.21814/rpe.19130
Brasília, 20 de maio de 2023.
Laércia Abreu Vasconcelos
Antônio Pedro de Mello Cruz
Coordenação de Pós-graduação em Ciências do Comportamento
© 2024 PPG-CdC