Linhas de Pesquisa

do Programa de Ciências do Comportamento

LINHAS DE PESQUISAS E PROJETOS (2021 EM DIANTE)

 

LINHAS DE PESQUISA AC

 



1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO (AC)

Reúne grupos de pesquisa dedicados à análise experimental do comportamento, organizados em duas linhas: 

 

1.1 Linha de Pesquisa AC 1: Processos Comportamentais Básicos: 

 

Esta linha de pesquisa investiga, a partir da matriz epistemológica e metodológica da análise do comportamento, processos comportamentais básicos. A linha inclui estudos com animais não-humanos e com seres humanos. Investiga processos operantes e respondentes fundamentais, com uso predominante – mas não exclusivo – do método indutivo e experimental, especialmente realizadas em laboratório e desenvolvidas com o delineamento de sujeito único (i.e., sujeito como o seu próprio controle).

 

 

PROJETOS

 

1.1.1 EFEITOS DE VARIÁVEIS HISTÓRICAS SOBRE O COMPORTAMENTO OPERANTE

 

Coordenadora: Raquel Moreira Aló

 

Descrição: O efeito de experiências passadas sobre o comportamento operante atual tem sido tema de interesse para a análise do comportamento desde os seus primórdios (e.g., Freeman & Lattal, 1992; Sidman, 1960). Várias diferentes áreas de estudo têm analisado o efeito de variáveis históricas sobre o comportamento operante (e.g., controle instrucional, escolha e autocontrole, resistência à mudança, recaída comportamental). O presente projeto tem como objetivo avaliar o papel de variáveis independentes históricas como taxa, magnitude e atraso do reforço (tanto em termos absolutos quanto relativos), esquemas de reforço (e.g., múltiplos, múltiplos concorrentes, concorrentes, encadeados, concorrentes encadeados, tandem, concomitantes) e dependência entre resposta e reforço sobre o comportamento atual medido como taxa absoluta e relativa de respostas, distribuição de respostas, resistência à mudança, escolha (incluindo autocontrole e impulsividade), sunk time, seguimento de instruções e recaída comportamental (ressurgência, restabelecimento e renovação). Uma vez que organismos podem se comportar de maneiras diferentes em função da sua história de reforço, os resultados obtidos nas pesquisas que compõem esse projeto são relevantes para descrever funcionalmente tais comportamentos e para o desenvolvimento de intervenções relacionadas a temas socialmente relevantes como o uso abusivo de substâncias tóxicas, autocontrole e impulsividade, persistência de comportamentos nocivos ou desejáveis e seguimento excessivo ou adequado de regras.

 

Palavras-chave: história de reforço; escolha; recaída; autocontrole; controle instrucional.

 

Integrantes: 

 

Raquel Moreira Aló (Docente - PPG-CdC)

 

Carlos Eduardo Costa (Docente - Universidade Estadual de Londrina)

 

Diana Helena Ferreira (Doutorado - PPG-CdC)

 

Eduardo Walcacer Viegas (Egresso - Doutorado - PPG-CdC)

 

Marcelo Frota Lobato Benvenutti (Docente - Universidade de São Paulo)

 

Márcio Borges Moreira (Docente - Instituto Walden4)

 

Josele Abreu-Rodrigues (Docente - PPG-CdC)

 

Carina Costa Krewer (Veterinária - Instituto de Psicologia/UnB)

 

 

 

1.1 2. VARIABILIDADE OPERANTE

 

Coordenadora: Josele Abreu-Rodrigues

 

Descrição: Variabilidade comportamental pode ser definida como mudanças entre instâncias comportamentais que compõem um universo ou conjunto dessas instâncias (Hunziker & Moreno, 2000). Tradicionalmente, a variabilidade tem sido vista como resultado de controle experimental deficiente e, enquanto tal, algo a ser eliminado (Sidman, 1960). Entretanto, nos últimos anos, a variabilidade passou a ser o foco de inúmeras pesquisas, as quais têm demonstrado que a variabilidade no responder pode ser diretamente produzida por contingências de reforço: quando os reforços são contingentes à variação, verifica-se um aumento na probabilidade de emissão de comportamentos variados, e quando os reforços são contingentes à repetição, observa-se um aumento na probabilidade de emissão de comportamentos repetitivos (e.g., Denney & Neuringer, 1998). Esse projeto visa identificar o controle operante da variação comportamental. Há um interesse particular no papel do custo da resposta, da exigência de variação e da exigência de mudança de respostas entre diferentes operanda sobre (1) a escolha entre diferentes contingências de variação, (2) a resistência à mudança da variação e (3) a probabilidade de recaída de diferentes graus de variação. Considerando a relevância da variabilidade para diversos processos comportamentais, tais como a resolução de problemas e a aprendizagem de comportamentos criativos que, por sua vez, são essenciais para inovações artísticas, científicas e tecnológicas (Abreu-Rodrigues, 2005; Neuringer, 2003, 2004; Stokes, 1999), entender os mecanismos que determinam a variabilidade comportamental é importante não apenas para a predição e controle desse fenômeno em termos de princípios básicos do comportamento, mas também para o desenvolvimento de intervenções eficazes e eficientes para tornar o comportamento mais ou menos variável, em diferentes contextos de aplicação.

 

Palavras-chave: variabilidade operante; escolha; recaída; resistência à mudança.

 

Integrantes: 

 

Josele Regina de Oliveira Abreu-Rodrigues (Docente - PPG-CdC)

 

Raquel Moreira Aló (Docente - PPG-CdC)

 

Ana Terra Pires de Moraes (Doutorado - PPG-CdC)

 

 

 

1.1.3 AVALIAÇÃO DO PAPEL DO COMPLEXO AMIGDALÓIDE NOS PROCESSOS OPERANTES DA APRENDIZAGEM

 

Coordenadora: Josele Abreu-Rodrigues.

 

Descrição: A amígdala cerebral é considerada como o centro integrador das emoções e do medo. Existem cada vez mais evidências, entretanto, de que a amígdala está envolvida não somente no condicionamento de respostas eliciadas e operantes de medo, mas também no engajamento e desengajamento em respostas operantes mantidas por reforçamento positivo. Isso sugere que a amígdala pode ser importante no condicionamento operante de comportamentos mantidos por diferentes esquemas de reforço. Se o funcionamento da amígdala regula o engajamento em atividades operantes, deve haver um efeito observável mediante a sua inativação temporária, e isso se refletiria na resistência à mudança, na probabilidade de recaída, na escolha e na sensibilidade do comportamento sob controle de diferentes esquemas de reforço. O objetivo deste projeto é utilizar uma abordagem que integra técnicas do estado da arte de neurofarmacologia e de análise do comportamento para desvendar a função da amígdala no comportamento operante. Em diferentes estudos, investiga-se (1) a função da amígdala no estabelecimento de respostas mantidas por reforçamento positivo, na sua resistência à mudança, e na sua probabilidade de restabelecimento; (2) o papel da amígdala na escolha entre tarefas de variação e repetição comportamental, usando reforçamento positivo, e (3) o papel da amígdala na supressão condicionada com diferentes esquemas de reforço positivo. Na primeira condição de cada experimento, metade dos sujeitos tem a amídala inativada com muscimol, um potente agonista GABAérgico, e metade dos sujeitos não recebe muscimol. Na condição seguinte, esses grupos serão revertidos. As condições subsequentes são replicações das primeiras duas condições, para aprimorar o controle experimental e permitir conclusões fidedignas sobre a função da amígdala na aquisição e manutenção do comportamento operante.

 

Palavras-chave: amígdala cerebral; resistência à mudança; recaída comportamental; supressão condicionada; variabilidade comportamental.

 

Integrantes: 

 

Josele Regina de Oliveira Abreu-Rodrigues (Coordenadora, Docente - PPG-CDC)

 

Fábio Viegas Caixeta (Docente - Instituto de Ciências Biológicas/UnB)

 

Raquel Moreira Aló (Docente - PPG-CdC) 

 

Rafael Plakoudi Souto Maior (Docente - Instituto de Ciências Biológicas, UnB)

 

Carina da Costa Krewer (Veterinária - Instituto de Psicologia/UnB)

 

Guilherme Gomes Carvalho (Graduação - Bolsista Voluntário FAPDF - Instituto de Psicologia/UnB)

 

Leandro Schroder de Paula (Doutorado - Bolsista CAPEs - PPG-CdC)

 

Iuri Sivinski Petry (Graduação - Bolsista FAPDF - Instituto de Psicologia/UnB)

 

Victoria Goulart da Silva (Graduação - Bolsista FAPDF - Instituto de Psicologia/UnB)

 

 

1.1.4 PROCESSOS DE FORMAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DE CLASSES DE ESTÍMULOS E TRANSFERÊNCIA DE FUNÇÃO

 

Coordenadora: Raquel Maria de Melo

 

Descrição: Estudos sobre responder relacional e responder derivado permitem estudar comportamentos simbólicos os quais estão envolvidos em fenômenos relacionados com a linguagem e desempenhos novos ou emergentes. Esse projeto tem como objetivos avaliar o efeito de variáveis que afetam os processos de formação e de reorganização de classes de estímulos, transferência/transformação de função e/ou de significado, com estímulos abstratos e com significado social, e com diferentes populações. As investigações são realizadas com o uso do método experimental, com participantes de diferentes faixas etárias, com desenvolvimento típico e atípico. Os estudos realizados avaliam o efeito de variáveis tais como características dos procedimentos de ensino e de teste, estrutura ou sequência das etapas de treino e teste, história de exposição a contingências de reforçamento com estímulos com e sem significado pré-experimental, diferentes tipos respostas e de parâmetros do reforço (e.g, magnitude, atraso). Os processos investigados permitem abordar comportamentos simbólicos envolvidos na leitura e escrita, memória, atenção, aprendizagem de conceitos acadêmicos, sociais (e.g., estereótipos e preconceito) e de auto-referência. Variáveis que favorecem ou dificultam a reorganização de classes estão relacionadas com a recorrência de comportamentos previamente aprendidos ou de novos desempenhos coerentes com mudanças nas contingências de reforçamento. Também são investigadas variáveis que afetam repertórios recombinativos e sua generalização em diferentes situações (e.g., leitura, seguimento de instruções e atividade esportiva). Tais comportamentos são relevantes a nível científico e social na medida em que permitem investigar fatores que podem contribuir para aprendizagem de comportamentos acadêmicos e mudanças em repertórios relacionais em contextos sociais (e.g., preconceito, estereótipos) e clínicos (e.g., auto-conceito). Este projeto integra a rede de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE).

 

Palavras-chave: comportamento simbólico; responder relacional; formação e reorganização de classes; repertórios recombinativos

 

Integrantes: 

 

Raquel Maria de Melo (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

 

Deisy das Graças de Souza (Docente - UFSCar)

 

Júlio César Coelho de Rose (Docente - UFSCar)

 

Amanda Calmon Nogueira da Gama Rodegheri (Doutorado - PPG-CdC)

 

Ana Raquel Queiroz Amaral (Doutorado - PPG-CdC)

 

Gabriela Chiaparini (Doutorado - PPG-CdC)

 

Italo Siqueira de Castro Teixeira (Doutorado - PPG-CdC)

 

Nathalie Nunes Freire Alves de Medeiros (Doutorado - PPG-CdC)

 

Júlia Rodrigues Sousa (Graduação - Instituto de Psicologia, IP)

 

Marina Agostini Costa (Graduação - Instituto de Psicologia, IP)

 

 

1.1.5 INVESTIGAÇÕES EXPERIMENTAIS SOBRE MEMÓRIA EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

 

Coordenadora: Natália M. Aggio

 

Descrição: A manutenção de repertórios simbólicos da linguagem tem relevância para questões educacionais e clínicas. Se por um lado a manutenção desses repertórios têm papel central na aprendizagem de conceitos e relações de significado, por outro, está relacionada com a produção de memórias falsas e de psicopatologias, como ansiedade, fobias, entre outras. Tendo em vista a relevância deste repertório, o objetivo deste projeto é desenvolver pesquisas básicas e translacionais a fim de investigar variáveis relacionadas ao comportamento de lembrar, especialmente de comportamentos simbólicos e pré-simbólicos. Mais especificamente, pretende-se verificar experimentalmente como os parâmetros de treino reconhecidamente importantes para o estabelecimento de relações condicionais e derivadas interferem na estabilidade das classes de estímulos, assim como produzir “falhas” no controle de estímulos (falsas memórias). As pesquisas abarcam populações diversas tanto em relação à faixa etária quanto à condições clínicas. Entende-se que a produção de tais conhecimentos pode fornecer base para o desenvolvimento de tecnologias comportamentais que poderão ser aplicadas em contextos educacionais, clínicos e jurídicos. 

 

Palavras-chave: memória; cognição; equivalência de estímulos; falsas memórias.

 

Integrantes: 

 

Natália M. Aggio (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

 

Mariéle Diniz Cortez (Docente - UFSCar)

 

Marcelo Vitor da Silveira (Pós-doutorado - Universidade Federal do ABC)

 

Gabriella Rosseti Chalella (Mestrado - PPG-CdC)

 

 

 

1.1.6 ANÁLOGOS EXPERIMENTAIS DE METACONTINGÊNCIA E MACROCONTINGÊNCIA: ANÁLISE DE RELAÇÕES VERBAIS E DA SELEÇÃO DE CULTURANTES 

 

Coordenadora: Laércia Abreu Vasconcelos

 

Descrição: A análise comportamental de fenômenos culturais é uma área de pesquisa que tem se fortalecido, nas últimas quatro décadas, com a proposta de novos conceitos, estudos teóricos, experimentais e aplicados. O objetivo deste projeto é desenvolver estudos experimentais de seleção cultural em contexto de laboratório investigando a seleção de culturantes e macrocontingências. Diferentes parâmetros podem ser investigados envolvendo estímulos apetitivos ou aversivos; extinção; magnitude do reforço em consequências individuais e culturais; instruções verbais; metacontingências concorrentes; atraso das consequências; consequências verbais e não verbais, e história experimental. A análise de relações verbais e dos padrões de cooperação e competição são variáveis dependentes de destaque na análise de seleção de culturantes. 

 

 

 

Palavras-chave: jogos da matemática aplicada; jogos da economia; contingência comportamental; metacontingência; macrocontingência.

 

 

 

Integrantes: 

 

Laércia Abreu Vasconcelos (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

 

Ingunn Sandaker (Docente - Oslo Metropolitan University, OsloMet)

 

Marília Pacheco de Almeida (Mestrado - PPG-CdC) 

 

Luiza Freitas Caldas (Doutorado - Bolsa CAPES Sanduíche na OsloMet - PPG-CdC)

 

1.2 Linha de Pesquisa AC 2: Processos Verbais, Sócio-Culturais e de Intervenção: 

Os objetivos dessa linha de pesquisa são: 1) investigar, interpretar e intervir em fenômenos verbais e socioculturais em ambientes naturais e no laboratório; e 2) desenvolver e avaliar intervenções que promovam o estabelecimento e a manutenção de repertórios comportamentais que contribuam para o bem-estar e para a qualidade de vida de indivíduos e da sociedade em diferentes contextos (e.g., clínico, escolar, político e de trabalho). Os projetos que compõem esta linha de pesquisa são fundamentados pelo referencial teórico-conceitual da Análise do Comportamento, com a promoção de interfaces com áreas de conhecimento diversas e com subáreas da psicologia.

PROJETOS

1.2.1 COMPREENSÃO NARRATIVA, EMPATIA E HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO DA LEITURA COMPARTILHADA DE LITERATURA

Coordenadora: Eileen Pfeiffer Flores

Descrição: O objetivo do projeto é investigar variáveis presentes no contexto da leitura compartilhada que impactam o processo de aquisição e desenvolvimento de habilidades sociais e verbais em crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento típico e atípico. É um pilar deste projeto que a análise conceitual faz parte do tripé da atividade científica (em conjunto com a investigação científica e o desenvolvimento teórico), conforme refletido nas publicações, que incluem desde artigos que abordam os fundamentos do que significa compreender um texto, até pesquisas experimentais que testam o efeito de intervenções de leitura compartilhada sobre diversas dimensões sociais e de linguagem. A inserção social deste Projeto se dá diretamente pela conexão com seu projeto-irmão, o PEAC Livros Abertos: Aqui Todos Contam. Publicações recentes do projeto abordam, dentre outros temas, o impacto de práticas de leitura compartilhada sobre a compreensão e produção de narrativas em crianças, propostas metodológicas para a avaliação da compreensão leitora, o desenvolvimento de uma metodologia para a avaliação e intervenção na compreensão de textos complexos, a LuDiCa (Leitura Dialógica para a Compreensão Profunda) e a investigação de seus impactos sobre aspectos sociais e verbais, tanto com crianças e adolescentes (com desenvolvimento típico e atípico), quanto com adultos inseridos na Educação de Jovens e Adultos. Desenvolvimentos para o futuro próximo, já com algumas publicações em preparação e submetidas, incluem (1) o impacto da leitura compartilhada de literatura sobre a empatia, incluindo a empatia para com pessoas com experiências não compartilhadas por todos os presentes (e.g., Diabetes Tipo 1) e (2) o efeito específico de diferentes formas de mediação durante a leitura compartilhada sobre a participação, auto-revelação, iniciação, dentre outras e (3) o conceito de empatia literária e sua relação com a compreensão de narrativas.

Palavras-Chave: leitura compartilhada; compreensão leitora; compreensão narrativa; leitura dialógica; mediação de leitura; empatia.

Integrantes: 

Eileen Pfeiffer Flores (Coordenadora - Docente - PPG-CdC)

Jorge Mendes de Oliveira-Castro (Docente - PPG-CdC)

Larissa dos Santos Valente Costa (Mestrado - PPG-CdC)

Liriah Rodrigues Burmann Alves (Mestrado - PPG-CdC)

Bianca da Nóbrega Rogoski (Doutorado - PPG-CdC)

Gisell Andrea Diaz Borda (Doutorado - PPG-CdC)

Lara Rodrigues Queiroz (Doutorado - PPG-CdC)

Raphaella Christine Souza Caldas (Doutorado - PPG-CdC)

Victor Guevara Loyola de Souza (Doutorado - PPG-CdC)

 

 

 

1.2.2 ANÁLISE COMPORTAMENTAL DE FENÔMENOS CULTURAIS A PARTIR DE LEIS E EM CONTEXTOS NATURAIS 

Coordenadora: Laércia Abreu Vasconcelos

Descrição: O objetivo é investigar relações comportamentais em fenômenos culturais complexos, a partir da análise de leis ou em contextos naturais (e.g., a promoção de comportamentos de sustentabilidade e de comportamentos protetivos em crianças na escola; análises comportamentais na epidemia de vírus zika; estudos voltados para a redução de riscos de desastres; o comportamento verbal de lideranças políticas na gestão da pandemia de Covid-19; a intervenção cultural no enfrentamento da pandemia pela Universidade de Brasília). O procedimento envolve a descrição de uma matriz de contingências que podem estar organizadas em metacontingências e/ou macrocontingências. A identificação dessas relações funcionais pode ser feita no texto de uma lei, ou em experimentos naturais em fenômenos ocorridos em diferentes contextos. A descrição de variáveis ambientais em um macrossistema, e a descrição de um sistema aberto composto por metacontingências poderá envolver um planejamento de intervenção cultural. As variáveis dependentes são respostas individuais em contingências ou macrocontingências, e ainda, culturantes em metacontingências.

Palavras-chave: análise de sistema comportamental; análise do comportamento; seleção cultural; metacontingência; macrocontingência.

Integrantes: 

Airton Bodstein de Barros (Docente - Universidade Federal de Niterói)

Elizeu Batista Borloti (Docente - Universidade Federal do Espírito Santo e Pós-doutorado - PPG-CdC)

Júlio César de Rose (Docente - Universidade Federal de São Carlos)

Laércia Abreu Vasconcelos (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

Sidnei Furtado (Diretor da Defesa Civil de Campinas - SP)

Cinthia Borges Camimura (Mestrado - PPG-CdC)

Virgínia Gomes de Caldas Nogueira (Doutorado - PPG-CdC)

 

1.2.3 EFEITOS DA EXPOSIÇÃO À MÍDIA SOBRE ESCOLHAS, COMPORTAMENTO VERBAL, COMPORTAMENTOS DE PROTEÇÃO E PRÓ-SOCIAIS 

Coordenadora: Laércia Abreu Vasconcelos

Descrição: O século XXI é apresentado como a era da informação com um crescente aumento de exposição à mídias e à WEB. Os riscos e benefícios são investigados em projetos de pesquisa experimentais e em experimentos naturais. As relações entre a exposição à mídias de tela ou outras mídias e o comportamento de escolha; análises funcionais desenvolvidas pelos participantes sobre os fenômenos apresentados; o contracontrole que pode ser protetivo; e relações verbais de líderes do Estado no enfrentamento da pandemia de Covid-19 são analisadas nessas pesquisas. A análise de histórias infantis com suas principais contingências divulgadas para crianças, o desenvolvimento da percepção de risco na redução de riscos de desastres são temas que compõem este projeto.

Palavras-chave: mídia; relações verbais; comportamento de escolha; análise funcional experimental; percepção de risco.

Integrantes: 

Laércia Abreu Vasconcelos (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

Alexandre Guiote Silva (Pós-doutorado - PPG-CdC)

Átila Gonçalves Barcelos da Silva (Mestrado - PPG-CdC)

João Miguel dos Santos Oliveira (Mestrado - PPG-CdC)

Filipe Maciel Bizerra Mota (Graduação, PIBIC - Instituto de Psicologia/UnB)

Iago Ferreira Sampaio (Graduação, PIBIC - Instituto de Psicologia/UnB)

 

1.2.4 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Coordenador: Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto.

Descrição: Aplicação de análise do comportamento e economia comportamental para investigar comportamento do consumidor. O projeto se baseia no Modelo na Perspectiva Comportamental (Behavioural Perspective Model) para investigar variáveis que influenciam escolha de marcas, comportamentos precorrentes de procura, comportamento de reclamar, satisfação do consumidor, uso de serviços, comportamento de poupar, dentre outros.

Palavras-chave: análise do comportamento; comportamento do consumidor; direito; comportamento jurídico; economia comportamental.

Integrantes: 

Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

Gordon R. Foxall - Integrante (Docente - Cardiff University)

Carla Peixoto Borges - (Docente - Programa de Pós Graduação em Administração, PPGA - UnB)

Rafael Barreiros Porto - (Docente - Programa de Pós Graduação em Administração, PPGA - UnB)

Natália Guarany Bonetti (Mestrado - PPG-CdC)

Paulo Felcar de Oliveira (Mestrado - PPG-CdC)

Andrea Carolina Droguett Jamett (Doutorado - PPG-CdC)

Bruna Maria Barbosa da Silva França (Doutorado - Bolsa CAPES Sanduíche Virgínia Tech CH/Carilion School of Medicine EUA - PPG-CdC)

Lesley Diana de Sousa (Doutorado - PPG-CdC)

Fernando Castro dos Santos (Mestrado - PPG-CdC)

Samuel de Araújo Fonseca (Mestrado - PPG-CdC)

 

1.2.5 ANÁLISE COMPORTAMENTAL DO DIREITO

Coordenador: Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto 

Descrição: Aplicação de conceitos e métodos derivados da economia comportamental operante e da análise do comportamento para interpretar e investigar comportamentos relacionados a leis. As pesquisas em andamento têm realizado análises teórico-funcionais e investigações empíricas relacionadas à eficácia de normas e regras jurídicas, de textos jurídicos, incluindo análise de comportamentos precorrentes na solução de problemas jurídicos

Palavras-chave: análise do comportamento; comportamento precorrente; problema corpo-mente; aprendizagem; ensino

Integrantes: 

Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto (Coordenador - Docente - PPG-CdC)

Eileen Pfeiffer Flores (Docente - PPG-CdC)

Júlio César de Aguiar (Pesquisador Colaborador - Fundação Getúlio Vargas)

Felipe Marques de Oliveira Rodrigues (Doutorado - PPG-CdC)

Marcel Bernardi Marques (Promotor Público - MPDFT)

 

1.2.6 ENVELHECIMENTO E COGNIÇÃO

Coordenadora: Natália M. Aggio

Descrição: O envelhecimento populacional é uma tendência mundial. Essa mudança demográfica traz novas oportunidades e desafios para a sociedade. O envelhecimento costuma ser acompanhado de mudanças de contingencias que, por sua vez, requerem desenvolvimento de repertórios que permitam maior acesso à reforçadores positivos e menor contato com contingencias aversivas. A possibilidade de se tornar mais efetivo em seu ambiente está relacionado com a qualidade de vida do idoso e de seus familiares. A partir disso as pesquisas envolvidas neste projeto 1) investigam variáveis de treinos relevantes para estabelecimento e manutenção de controle de estímulos em idosos 2) desenvolvem tecnologias comportamentais afim de melhorar a qualidade de vida de idosos com e sem comprometimento cognitivo. Essas investigações podem ter como público-alvo idosos, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e/ou estudantes da área de saúde e partem dos pressupostos do Behaviorismo Radical. Desse modo, inclui também o treinamento de profissionais e familiares para serem agentes de mudanças ambientais relevantes para os idosos. Entende-se que os resultados desse projeto tenham impacto social ao melhorar a qualidade de vida de idosos e familiares e ao colaborar para a formação de profissionais que possam atender essa nova demanda, multiplicando assim conhecimento e colaborando para uma sociedade mais igualitária. 

Integrantes: 

Natália M. Aggio (Docente - PPG-CdC)

 

1.2.7 PROCESSOS SIMBÓLICOS E TECNOLOGIA DE ENSINO

Coordenadora: Raquel Maria de Melo

Descrição: Os objetivos do projeto são identificar variáveis relacionadas com o desenvolvimento de aprendizagem de diferentes processos simbólicos (e.g., leitura alfabética e musical, escrita, repertórios matemáticos e competências sociais). Isto inclui o estudo do comportamento verbal (linguagem), identificando aspectos que permitem afirmar sobre a generalidade da aprendizagem simbólica. E, a partir das evidências empíricas de pesquisa básica, aplicada e translacional planejar e testar tecnologia alternativa para o ensino com populações desafiadoras (e.g.; bebês, idosos, neurodivergente). Este projeto integra a rede de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

Integrantes: 

Alessandra Rocha de Albuquerque (Docente - Universidade Católica de Brasília, UCB)

Aline Picoli Gonçalves Silva (Egressa Mestrado - PPG-CdC)

Amanda Cordeiro Silva (Mestrado - PPG-CdC)

Andreia Schmidt (Docente - Universidade de São Paulo, USP)

Camila Domeniconi (Docente - Universidade Federal de São Carlos, UFSCar)

Camila Graciella Santos Gomes (Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano)

Camen Silvia Motta Bandini (Docente - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL)

Celia Maria Giacheti (Docente, Fonoaudióloga - Universidade Estadual de São Paulo)

Conrado Estevão Ijanc Neto (Egresso Mestrado - PPG-CdC)

Cristiana Ferrari (Docente - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Deisy das Graças de Sousa (Docente - UFSCar, Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, INCT-ECCE)

Dionne Cavalcante Monteiro (Docente - Universidade Federal do Pará, UFPA)

Edson Massayuki Huziwara (Docente - Universidade Federal de Minas Ferais, UFMG)

Elenice Seixas Hanna (Docente - PPG-CdC)

Emerson de Sousa Pereira (Doutorado - PPG-CdC)

Gabriella Rosseti Chalella (Mestrado - PPG-CdC)

Heloisa Helena Motta Bandini (Docente - UNCISAL)

João dos Santos Carmo (Docente - UFSCar)

Julio Cesar Coelho de Rose (Docente - UFSCar, Diretor de Pesquisa INCT-ECCE)

Marcelo Frota Lobato Benvenuti (Docente - USP)

Marcelo Vitor da Silveira (Pós-Doutorado - Universidade Federal do ABC)

Maria Martha Costa Hubner (Docente - USP)

Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil (Docente - UFSCar)

Mariéle Diniz Cortez (Docente - UFSCar)

Miriam Garcia Mijares (Docente - USP)

Natália Maria Aggio (Docente - PPG-CdC)

Paula Debert (Docente - USP)

Raquel Maria de Melo (Docente - PPG-CdC)

Renato Bortoloti (Docente - UFMG)

Romariz da Silva Barros (Docente - UFPA)

Thais Porlan de Oliveira (Docente - UFMG)

Viviane Verdu Rico (Docente - UFMG)

Yara Barbosa Gonçalves (Clínica Ação Positiva, Fonoaudiologia)

Thaís Nunes Batista (Doutorado - PPG-CdC)

 

1.2.8 LIVROS ABERTOS: AQUI TODOS CONTAM!

Coordenadora: Eileen Pfeiffer Flores

Descrição: O projeto 'Livros Abertos: Aqui Todos Contam' expressa em seu nome a essência da leitura dialógica, forma modificada de leitura compartilhada de histórias infantis em que o contador encoraja constantemente e de forma lúdica a discussão ativa de todos durante a leitura compartilhada (ou seja, o livro é aberto a múltiplos olhares e 'todos contam', nos dois sentidos da expressão). Numerosos estudos experimentais têm demonstrado que a leitura dalógica produz efeitos significativos e superiores aos de outras formas de leitura conjunta sobre o vocabulário receptivo e expressivo, conhecimento das convenções da escrita, compreensão textual, dentre outras habilidades relacionadas à formação de leitores hábeis e motivados. O projeto visa socializar o conhecimento produzido acerca da contação dialógica de hístórias infantis por meio de quatro formas de atuação; (1) Implementação de um projeto-piloto de contação dialógica em uma Instituição da Rede Publica do DF; (2) capacitação dos educadores, troca de experiências e acompanhamento da implementação visando aprimoramento e multiplicação dos conhecimentos gerados; (3) Realização de palestras e oficinas visando a extensão da prática de leitura dialógica aos lares das crianças (4) Produção de um video de capacitação em leitura dialógica de histórias infantis, dirigido a pais, educadores e interessados.

Palavras-Chave: Leiura compartilhada, Leitura dialógica, Formação de leitores, Crianças .

Integrantes: 

Eileen Pfeiffer Flores (Coordenadora, Docente – PPG-CdC)

Gabriela de Sousa Mieto (Docente - Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, PGPDE/UnB)

Larissa dos Santos Valente Costa (Mestrado - PPG-CdC)

Liriah Rodrigues Burmann Alvez (Mestrado - PPG-CdC)

Bianca da Nobrega Rogoski (Doutorado - PPG-CdC)

Denise Silva Rocha Mazzuchelli (Doutorado - PPG-CdC)

Gisell Andrea Diaz Borda (Doutorado - PPG-CdC)

Raphaella Christine Souza Caldas (Doutorado - PPG-CdC)

Alice Souza Lopes (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA)

 

1.2.9 O ESTUDO DO PRECONCEITO EM RELAÇÃO À MINORIAS POR MEIO DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

Coordenadora: Natália Mario Aggio

Descrição: A análise do comportamento entende que problemas sociais envolvem comportamento humano e, desse modo, a solução desse problemas passa pela compreensão de variáveis comportamentais que os mantêm, assim como daquelas que podem levar a sua modificação. A literatura da área vem apresentando formas de estudar experimentalmente algumas dessas questões, como por exemplo o preconceito. Busca-se investigar porque as pessoas atribuem certas características à um determinado grupo. Nesse sentido, cabe compreender não somente as atitudes explícitas, declaradas, mas também aquelas atitudes implícitas, as quais os indivíduos muita vezes não conseguem identificar ou explicar. Este projeto busca identificar atitudes implícitas e explícitas relacionadas ao preconceito de brasileiros em relação à grupos minoritários. Busca-se ainda identificar variáveis que podem contribuir para mudança de atitudes preconceituosas por meio do uso do paradigma das relações conflitantes.

Palavras-chave: análise do comportamento; comportamento precorrente; problema corpo-mente; aprendizagem; ensino

Integrantes: 

Natália Maria Aggio (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

Aline Picoli Gonçalves Silva (Egressa Mestrado - PPG-CdC)

Amanda Cordeiro Silva (Mestrado - PPG-CdC)

Conrado Estevão Ijanc Neto (Egresso Mestrado - PPG-CdC)

 

1.2.10 AÇÕES EMERGENCIAIS: CELEBRAÇÃO JOÃO CLAUDIO TODOROV

Coordenadora: Elenice Seixas Hanna

Descrição: João Cláudio Todorov apresentou inovações e significativas contribuições para a criação do curso de psicologia na Universidade de Brasília, na gestão de ciência e tecnologia, assim como em associações profissionais e científicas. Fortaleceu diferentes entidades no transcorrer da história da Associação de Docentes, Conselho Profissional de Psicologia, na Administração do Departamento de Psicologia nos anos 1970 a 1980, do Instituto de Psicologia, do Departamento de Processos Psicológicos Básicos dos anos 1990, assim como na Administração Superior UnB em Decanato de Pós-Graduação, Vice-Reitoria e Reitoria. Da criação do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento (AEC), ao fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, o professor deixa significativa contribuição científica e na formação de pesquisadores e redes de pesquisas nacionais e internacionais. As ações desenvolvidas neste projeto, de ações emergenciais, são voltadas para artigos em revistas científicas, site da American Psychological Asssociation (APA), Universidade de Brasília, e conferências em eventos científicos.

Palavras-chave: análise do comportamento; comportamento precorrente; problema corpo-mente; aprendizagem; ensino

Integrantes: 

Elenice Seixas Hanna (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

Cristiano Coelho (Docente - Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO)

Deisy das Graças de Souza (Docente - UFSCar)

Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto (Docente - PPG-CdC)

Josele Regina de Oliveira Abreu Rodrigues (Docente - PPG-CdC)

Laércia Abreu Vasconcelos (Docente - PPG-CdC)

Maria Ângela Guimarães Feitosa (Docente - PPG-CdC)

Rachel Nunes da Cunha (Docente - Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Universidade de Brasília, PPB/UnB) 

 

 

 

 

LINHAS DE PESQUISA CNC

 

 

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: COGNIÇÃO E NEUROCIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO (CNC):

A área de concentração Cognição e Neurociências do Comportamento (CNC) reúne grupos de pesquisa que investigam os processos neurocognitivos, perceptuais e evolutivos que subjazem ao comportamento humano. Esta área de concentração é organizada em duas linhas de pesquisa: Cognição, Percepção e Sensação, e Cérebro, Drogas e Comportamento.



2.1 Linha de Pesquisa CNC 1: Neurociências do Comportamento: 

Esta linha de pesquisa tem como objetivo investigar as bases neurofisiológicas do comportamento. Os seus temas de interesse incluem desde o papel de neurotransmissores e circuitos neurais em estados emocionais como ansiedade, depressão, memória, dor e dependência a drogas psicotrópicas, até a utilização de inventários e a padronização de testes aplicados ao estudo de estados emocionais e em populações especiais. As aplicações dessas pesquisas ultrapassam os domínios da pesquisa básica, contribuindo para o entendimento e direcionamento de medidas que minimizem o impacto social e econômico decorrente da incidência de transtornos de ansiedade, depressão e dependência a drogas psicotrópicas.

 

PROJETOS

 

 

2.1.1 MODELOS ANIMAIS DE ANSIEDADE: IMPLICAÇÕES PARA A NEUROBIOLOGIA E TRATAMENTO DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE EM HUMANOS

Coordenador: Antônio Pedro de Mello Cruz

Descrição: Modelos animais têm se mostrado indispensáveis na elucidação das bases neurais das reações de ansiedade e na implementação de tratamentos farmacológicos e comportamentais mais eficazes e direcionados aos diferentes transtornos de ansiedade. Nesse projeto "guarda-chuva" vimos realizando uma série de estudos experimentais no tema, cujos principais resultados vêm sendo publicados em períodos científicos indexados e revisados por pares. 

Palavras-chave: ansiedade; modelos animais; neurobiologia; psicofarmacologia.

Integrantes: 

Antônio Pedro de Mello Cruz (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

Jesus Landeira Fernandez (Docente - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

 

 

 

2.1.2 PARÂMETROS PSICOMÉTRICOS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E DOR

Coordenador: Antônio Pedro de Mello Cruz

Descrição: Ansiedade, depressão e percepção de dor parecem compartilhar diversos sistemas comportamentais e neurobiológicos. Neste projeto, são utilizados instrumentos psicométricos padronizados e validados como medidas objetivas de ansiedade, depressão e percepção de dor em amostras de voluntários sadios e com diferentes transtornos de ansiedade e humor. As implicações desses estudos para um melhor entendimento desses sistemas vêm sendo estudadas.

Palavras-chave: parâmetros psicométricos de emoção; jovens infratores institucionalizados; sofrimento emocional.

Integrantes:

Antônio Pedro de Mello Cruz (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

Geórgia Gabriella Carvalho da Silva (Doutorado - PPG-CdC)

 

 



2.2 Linha de Pesquisa CNC 2: Percepção, Cognição e Neuropsicologia: 

O objetivo desta linha de pesquisa é compreender processos psicológicos básicos em humanos de diferentes faixas-etárias a partir do referencial teórico-metodológico da neurociência cognitiva, e estabelecendo interfaces com aspectos afetivos, sociais e ambientais. São investigados processos perceptuais, cerebrais e cognitivos, tais como percepção auditiva e visual, raciocínio, atenção, memória e aprendizagem em pessoas de diferentes idades e condições clínicas. Com esses estudos pretende-se responder questões relevantes das ciências do comportamento, propor e rever modelos teóricos e metodológicos, além de desenvolver tecnologias e intervenções que beneficiem a sociedade.

 

PROJETOS

 

2.2.1 PERCEPÇÃO E COGNIÇÃO RACIAL

Coordenador: Rui de Moraes Júnior

Descrição: Vieses raciais podem ser formados em processos psicológicos básicos, os quais provêem uma lente para subsequentes processos psicológicos complexos: formação de estereótipos, atitudes e comportamentos discriminatórios. Este tema de pesquisa investiga como a percepção e a cognição visual codificam a informação racial. Atualmente tentamos responder a duas questões: (i) como pistas visuais de status socioeconômico modulam a percepção de raça e (ii) quais fatores sociais e psicológicos estão associados a vieses na percepção de raça. Utilizamos como estímulo visual a face humana. Dada a sofisticação social dos seres humanos e a complexidade da face, o sistema visual humano evoluiu como um classificador de padrões tão eficiente quanto preciso, particularmente para informações sociais. Utilizamos literatura multidisciplinar e contextualizada ao cenário brasileiro para propor estudos experimentais (presencial e online). Para isso, nos valemos principalmente da abordagem psicofísica e de paradigmas comportamentais de processos afetivos implícitos. Além dos estudos experimentais, está planejada (i) a construção e validação de um banco de imagens de conteúdo de status socioeconômico e (ii) análises de estereótipos de pessoas negras em bancos de imagens gratuitos da internet. Apesar da questão racial ser amplamente estudada no Brasil, faltam estudos assentados dentro de um referencial da Psicologia Experimental e da Neurociência Cognitiva. Por fim, este tema de pesquisa guarda alto potencial para ações de inserção social ao: (i) instrumentalizar a sociedade sobre vieses raciais implícitos; (ii) fornecer dados à comunidade científica, agências de pesquisa e ONGs sobre percepção racial de amostras de diferentes estratos sociais da população brasileira; (iii) realizar checagem de estereótipos raciais em bancos de imagens e redes sociais; e (iv) gerar resultados com algo grau de consistência interna úteis para guiar políticas públicas afirmativas.

Palavras-chave: percepção racial; processos implícitos; status socioeconômico; psicologia experimental. 

Integrantes:

Rui de Moraes Jr. (Coordenador, Docente - PPG-CdC) 

Leonardo Gomes Bernardino (Docente - Universidade Federal de Uberlândia, UFU)

Rosana de Almeida Antunes (Mestrado - PPG-CdC)

Emilly Fátima Ferreira de Lima (Graduação - PIBIC - Instituto de Psicologia, UnB)

 

 

2.2.2 TREINAMENTO COGNITIVO EM REALIDADE VIRTUAL

Coordenador: Rui de Moraes Júnior

Descrição: A literatura aponta evidências de que treinos cognitivos computadorizados com protocolos sistematizados podem melhorar funções cognitivas (e.g., atenção, memória, percepção, tomada de decisão, velocidade de processamento etc.). É prática recorrente a utilização de métodos e paradigmas clássicos da Psicologia Experimental em interfaces amigáveis, dinâmicas e desafiadoras. De modo particular, o uso de realidade virtual, além de aumentar a validade ecológica do treino (ao manter a perspectiva do indivíduo e fornecer um amplo campo visual), propicia pistas de profundidade binoculares (i.e., estereoscópicas) importantes para percepção e cognição espacial. O presente tema de pesquisa investiga o efeito de tarefas e jogos computadorizados em realidade virtual sobre aspectos da cognição humana em universitários, amostras clínicas e idosos saudáveis. Utilizamos e adaptamos treinos desenvolvidos pela Sensorial Sports (Ribeirão Preto – SP) para o contexto esportivo (voltados para performance de alto rendimento) para um contexto de reabilitação de funções mentais. Realizamos estudos experimentais do tipo “teste-intervenção-reteste” com uso de headsets de realidade virtual (adquiridos via Edital DPI/UnB). Além dos estudos experimentais e tendo em vista a velocidade da evolução da área, também investigamos o efeito de treinamento cognitivo por meio de revisão de literatura. Este tema de pesquisa permite uma prática translacional em que a pesquisa básica desenvolvida pela Psicologia Experimental e a Neurociência Cognitiva é aplicada a diversos contextos e populações visando o desenvolvimento cognitivo. Por isso, são esperadas diversas ações de inserção social decorrentes desta linha de investigação: (i) incentivo a empresa brasileira que desenvolve tecnologia & inovação em Psicologia; (ii) treinamento não só acadêmico, mas profissionalizante, em uma área de atuação emergente – a reabilitação neuropsicológica; (iii) potencial influência em protocolos de tratamento ao propor técnica não invasiva e economicamente acessível que pode promover manutenção ou melhora de funções cognitivas. 

Palavras-chave: treinamento cognitivo; realidade virtual; neuropsicologia; reabilitação.

Integrantes: 

Rui de Moraes Jr. (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

Edimilson dos Santos Gonçalves (Mestrado - PPG-CdC)

  

2.2.3 PROCESSOS DE AUDIÇÃO EM CONDIÇÕES ESPECIAIS

Coordenadora: Maria Angela Guimarães Feitosa

Descrição: O projeto visa investigar, através de métodos comportamentais e eletrofisiológicos, as características dos processos sensoriais auditivos de pessoas em diferentes etapas do ciclo de vida com audição normal e alterada por patologias auditivas ou síndromes com componentes sensoriais. Mais especificamente está voltado para a caracterização de dificuldades de percepção de fala em crianças com alterações no neurodesenvolvimento, bem como caracterização da queixa clínica comum em idosos de ouvir, mas não compreender a fala de interlocutores, e suas implicações para qualidade de vida. Inclui a utilização de métodos comportamentais para a caracterização de habilidades de detecção, discriminação, julgamento de magnitude e reconhecimento de sons simples e complexos, e para o treinamento auditivo. Inclui também a utilização de métodos eletrofisiológicos para a avaliação da integridade e características de funcionamento do ouvido interno e sistema nervoso central auditivo, potencialmente relacionados às competências senso perceptivas. As pesquisas desenvolvidas têm implicações para a identificação da especificidade de confusão entre fonemas e grafemas no português brasileiro, para a atenção ao processamento auditivo de crianças com dislexia, e para a compreensão das dificuldades de compreensão de fala em idosos, oferecendo subsídios para a formação de profissionais que atuam com essas populações quer na educação formal quer em contextos clínicos de desenvolvimento de treinamentos para reabilitação da escuta.

Palavras chave: percepção auditiva; percepção de fala; transtornos do neurodesenvolvimento; envelhecimento sensorial.

Integrantes: 

Maria Angela Guimarães Feitosa (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

 

2.2.4 ASPECTOS PSICOLÓGICOS E NEUROPSICOLÓGICOS RELACIONADOS A CONDIÇÕES CLÍNICAS

Coordenadora: Wânia Cristina de Souza 

Descrição: Este projeto de pesquisa propõe-se a estudar a relação entre os aspectos psicológicos e neuropsicológicos e condições clínicas como doenças neurodegenerativas e/ou transtornos de humor e ansiedade. Para tanto, conta não apenas com a participação de diferentes populações, como o uso de estratégias investigativas e metodológicas que contribuam para a elucidação das questões abordadas (por exemplo, EMDR, fMRI, estimulação transcraniana magnética, tecnologias e métodos de análise estatística modernos). Impactos do projeto podem ser observados na publicação de estudos com novas tecnologias como por exemplo a estimulação transcraniana magnética para tratamento de doenças como a depressão. 

Palavras-Chave: doenças Neurodegenerativas; aspectos neuropsicológicos; aspectos psicológicos; novas tecnologias. 

Integrantes: 

Wânia Cristina de Souza (Coordenadora, Docente - PPG-CdC) 

Matheus Fernando Felix Ribeiro (Doutorado - PPG-CdC)

 

2.2.5 INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO DE EMOÇÕES EM FACES A PARTIR DO ESTUDO DOS MOVIMENTOS OCULARES E DE HABILIDADES NEUROPSICOLÓGICAS

Coordenadora: Wânia Cristina de Souza 

Descrição: Este projeto engloba aspectos comuns a percepção e cognição humana, investigando o reconhecimento de expressões emocionais em faces e sua relação com aspectos neuropsicológicos como a carga na memória operacional e atenção. Seus subprojetos buscam investigar a relação entre nuances específicas da percepção de faces, como o reconhecimento da identidade facial ou da emoção específica sendo expressa, e características neuropsicológicas, como o perfil atencional ou executivo dos participantes. Para a execução do projeto, utilizam-se instrumentos de medida como o eye-tracker e programas especialmente desenvolvidos para a coleta dos dados (requer-se conhecimento prévio em Matlab, PsychoPy, E-Prime). Impactos do projeto podem ser observados nos estudos que avança na utilização de tecnologias para o estudo de faces na comunicação em vários aspectos comportamentais, sociais e neuropsicológicos.

Palavras-chave: faces; percepção; cognição; novas tecnologias

Equipe: 

Wânia Cristina de Souza (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

 

 

 

2.2.6 A INFLUÊNCIA DOS FATORES OBJETIVOS E SUBJETIVOS SOBRE A MEMÓRIA

Coordenadora: Goiara Mendonça Castillo

Descrição: A memória é um componente complexo do sistema cognitivo que nos permite reconhecer um rosto amigo ou um nunca antes visto, escrever, falar, saber “de cor” uma música ou um poema ou ainda reter informações em um novo contexto de aprendizagem. Enfim, é um sistema que nos dá a dimensão de nossa própria existência, pois, de outra forma, não teríamos um passado ou lembranças do que projetamos para o futuro, tampouco poderíamos facilmente entender o presente. A memória pode ser compreendida a partir de um conjunto de processos simbólicos que incluem a codificação, o armazenamento e a evocação, sendo a codificação o processo envolvido na criação de um registro ou código para a informação que pode ser então armazenada e, posteriormente, utilizada (evocação). Também pode-se considerar a memória quanto à duração (curto-prazo ou longo-prazo) ou ainda quanto ao tipo: explícita (declarativa) ou implícita (não declarativa). No campo da investigação sobre memória, fatores objetivos (e.g, idade, sexo do participante, tempo transcorrido entre estudo e teste, condições de codificação, etc.) e subjetivos (solidão, humor, etc.) tem sido considerados relevantes para compreender os processos de codificação, armazenamento e evocação da informação. Ainda assim, identifica-se uma lacuna de estudos que foquem em fatores objetivos e subjetivos em conjunto, principalmente na literatura nacional. O projeto intencionalmente amplo para abarcar diversos estudos sobre memória e já aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do ICH/UnB (Parecer Nº 988.985) _ tem como objetivo investigar a influência de variáveis objetivas e subjetivas no funcionamento da memória, com o intuito de: mapear o valor preditivo de determinados fatores na memória (e.g., efeitos da acessibilidade conceitual sobre julgamentos de probabilidade ou sobre a supergeneralizações de conceitos), desenvolver conhecimento aplicável (e.g., o papel da memória no contexto da psicologia do testemunho ocular), avaliar e desenvolver instrumentos psicométricos relacionados à memória, assim como testar intervenções que propiciem um melhor desempenho em tarefas de memória em populações clínicas ou de risco, a exemplo de estudos antes-depois sobre eventos traumáticos em mulheres que sofreram algum tipo de abuso. Os métodos presentes neste projeto incluem coleta de normas, julgamentos subjetivos, manipulações experimentais e quase-experimentais, estudos correlacionais, sem que se caracterizem riscos para os participantes. Serão utilizados paradigmas clássicos em estudos de memória, a exemplo de testes de reconhecimento e recordação, paradigmas que permitam avaliar a memória declarativa do tipo episódica ou para eventos (What/When/Where Episodic Memory Tasks), a ocorrência de Falsas Memórias (DRM Paradigm) entre outros, assim como escalas validadas em território nacional para medidas de autorreferência.

Palavras-chaves: sistemas e processos de memória; normatização de estímulos; escalas de autorreferências; relação entre variáveis.

Integrantes: 

Goiara de Mendonça Castilho (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

Danilo Ribeiro do Nascimento Aragão (Mestrado - PPG-CdC)

Jade Ramos de Araújo (Mestrado - PPG-CdC)

Matheus Fernando Félix Ribeiro (Doutorado - PPG-CdC) 

 

2.2.7 EFEITO DE PRÁTICA DE LEMBRAR EM POPULAÇÕES CLÍNICAS E SAUDÁVEIS

Coordenador: Luciano Grüdtner Buratto

Descrição: Pesquisas recentes têm demonstrado que a realização de testes ajuda não somente a avaliar o conteúdo estudado, mas também a recordar futuramente esse conteúdo e a realizar inferências a partir desse conteúdo. Dessa forma, testes podem ser usados como ferramentas não só de avaliação, mas também de ensino. O objetivo desse projeto é avaliar em que condições esse efeito de testagem (ou “efeito de prática de lembrar”) mostra-se mais eficaz em indivíduos saudáveis (e.g., crianças em idade escolar e jovens universitários) e em populações clínicas (e.g., pacientes com déficits de linguagem ou pacientes com doença de Alzheimer). O projeto busca responder tanto a questões de pesquisa básica (e.g., por que testes melhoram retenção?) quanto a questões de pesquisa aplicada (e.g., que tipos de testes em sala de aula podem aumentar o desempenho dos alunos?) por meio de métodos de psicologia cognitiva (e.g. modelagem matemática) e de neurociência cognitiva (e.g., estimulação transcraniana por corrente contínua durante a realização de testes). O projeto apresenta potencial de inserção social na prática clínica e educacional. Na clínica, a pesquisa é promissora devido ao baixo custo da intervenção de testagem e aos resultados iniciais positivos já observados em pacientes com déficits de nomeação (e.g., afasia anômica) e de memória (e.g., Alzheimer). Na prática educacional, o projeto apresenta potencial tendo em vista que respostas para as questões abordadas permitirão desenvolver técnicas de ensino e aprendizagem mais eficazes. 

Palavras chave: efeito de testagem; efeito de prática de lembrar; modelagem matemática; estimulação transcraniana por corrente contínua.

Integrantes: 

Luciano Grüdtner Buratto (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

Carlos Eduardo Dantas da Costa Lage (Doutorado - PPG-CdC)

Marcos Felipe Rodrigues de Lima (Doutorado - PPG-CdC) 

Aleksandar Balinda (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

Brenda Leticia Magalhães da Silva (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

Larissa Felipe Frizza Rossi (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

Thainá Mansur Gomide (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

 

 

2.2.8 COGNIÇÃO NUMÉRICA E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APRENDIZAGEM E DESEMPENHO NA MATEMÁTICA

Coordenador: Ricardo José de Moura

Descrição: O intenso avanço tecnológico observado nas últimas décadas tem colocado o conhecimento matemático em destaque cada vez maior. Evidências da importância que a sociedade atribui à matemática vêm de estudos mostrando uma relação estreita entre a competência nessa disciplina durante os anos escolares e sucesso profissional e status socioeconômico na vida adulta. A pesquisa sobre aprendizagem da matemática alcançou um progresso notável nas últimas décadas principalmente a partir de descobertas sobre o desenvolvimento das habilidades matemáticas e da investigação dos seus correlatos neurocognitivos. Atualmente, um dos principais focos dessa pesquisa está direcionado para a compreensão da relação que o desempenho na matemática mantém com variáveis cognitivas, emocionais e sócioeducacionais. O presente projeto tem os seguintes objetivos: i) investigar o desenvolvimento das representações numéricas simbólicas e não-simbólicas; ii) investigar como a aprendizagem da matemática é influenciada por processos cognitivos numéricos e não numéricos, como o processamento visuoespacial, a memória e a atenção; iii) investigar o curso e estabilidade dessas relações ao longo do desenvolvimento cognitivo; iv) investigar os possíveis preditores do desempenho na matemática e da ocorrência de transtornos de aprendizagem relacionados à matemática; v) Investigar como a relação entre desempenho na matemática e variáveis cognitivas é influenciada por variáveis socioeconômicas, como renda e escolaridade dos pais, e emocionais, como ansiedade em relação à matemática. Além das contribuições teórico-científicas, o projeto tem alta relevância e impacto social pois lida diretamente com a relação entre ciência cognitiva e educação. Além de produzir conhecimento com potencial para subsidiar práticas pedagógicas e políticas públicas voltadas para a educação, o projeto pode ainda contribuir para o desenvolvimento de instrumentos de medida.

Palavras-chaves: cognição numérica, desenvolvimento cognitivo; aprendizagem da matemática; discalculia do desenvolvimento.

Integrantes:

Ricardo Moura (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

Daniel Ansari (Docente - Western-Ontario, Canadá)

Júlia Beatriz Lopes Silva (Docente - UFMG)

Gustavo Campelo Leopoldo (Mestrado - PPG-CdC)

Suzane Garcia (Mestrado - PPG-CdC)

Andressa Rios (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

Lara Stéphane Perícoli Silva (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

Tainara Castro Parreira (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB) 

 

2.2.9 PERCEPÇÃO DA FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Coordenadora: Vânia Maria Moraes Ferreira

Descrição: A formação e capacitação profissional refletem na melhoria do desempenho na atuação de profissionais de saúde de diversos campos e da enfermagem. A busca por boas práticas e métodos inovadores através de pesquisas científicas, vem crescendo significativamente. Neste contexto, profissionais de saúde e enfermagem veem aumentando o nível de ansiedade, estresse e outras situações/doenças que comprometem sua saúde mental. O objetivo desse projeto é divulgar amplamente pesquisas científicas, que envolvam a percepção, formação, atuação, saúde mental, capacitação de profissionais, aprendizagem e qualidade de vida da população em geral, advinda de experiências exitosas.

Palavras-chave: Comportamento, Cognição, Atuação, Educação Permanente, Saúde Mental

Integrantes:

Vânia Maria Moraes Ferreira (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

André Ribeiro da Silva (Docente - PPG-CdC)

Jitone Leônidas Soares (Docente - PPG-CdC)

Jônatas de França Barros (Docente - PPG-CdC)

Cristiano Hoppe Navarro (Discente - Doutorado)

Denise Corado de Sousa (Discente - Mestrado)

Gleide Neves da Cruz (Discente - Mestrado)

Silvana Ferreira da Silva (Discente - Mestrado)

Verônica Santos da hora (Discente - Mestrado)

 

2.2.10 AÇÕES EMERGENCIAIS: CRISE SANITÁRIA DE IMPACTO INTERNACIONAL

Coordenadora: Maria Ângela Guimarães Feitosa

Descrição: Em 30 de Janeiro de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPIIN) em função do vírus SARS-Cov-2. Em 3 de fevereiro de 2020, a OMS declara Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção humana pelo novo Coronovavirus. Simultaneamente, a UnB criou seu Plano de Contingência para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19". Em abri criou seu "Plano de Contingência em Saúde Mental e Apoio Psicosocial". Pesquisas, artigos e produtos técnicos-tecnológicos são desenvolvidos devido a crise sanitária de repercussão internacional.

Integrantes:

Maria Ângela Guimarães Feitosa (Coordenadora, Docente - PPG-CdC)

André Ribeiro da Silva (Docente - PPG-CdC)

Breno Giovani Adaid Castro (Docente - PPG-CdC)

Cláudio Vaz Torres (Docente - PPG-CdC)

Eileen Pfeiffer Flores (Docente - PPG-CdC)

Laércia Abreu Vasconcelos (Docente - PPG-CdC)
Mauro Dias Silva Júnior (Docente - PPG-CdC)

Rui de Moraes Jr. (Docente - PPG-CdC)

Thiago Gomes Nascimento (Docente - PPG-CdC)
Wânia Cristina de Sousa (Docente - PPG-CdC)

 

 

2.3 Linha de Pesquisa CNC 3: Evolução e Cultura: 

Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo das bases evolutivas e culturais do comportamento a partir de referenciais teórico-metodológicos da psicologia transcultural, psicologia evolucionista e etologia. São desenvolvidos projetos sobre temas relacionados à cognição social, comunicação animal, evolução da linguagem, estereótipos de gênero, aculturação de imigrantes/refugiados, comportamento do consumidor, valores humanos básicos, universais psicológicos humanos, personalidade e motivação.

 

PROJETOS

 

2.3.1 VALORES HUMANOS BÁSICOS E DIMENSÕES CULTURAIS: MEDIDAS E EFEITOS SOBRE ATITUDES E COMPORTAMENTOS

Coordenador: Cláudio Vaz Torres

Descrição: Quais valores humanos básicos os pesquisadores devem distinguir? A recente Teoria dos Valores Básicos Refinada sugere que é desejável distinguir 19 valores motivacionalmente distintos. Dezesseis desses valores são definidos de forma mais detalhada do que os dez valores da teoria amplamente usada, e três permanecem os mesmos quando comparados à teoria original apresentada no início dos anos 1990. Aliados à atenção crescente nos últimos anos para contrastes entre dimensões culturais que priorizam as dimensões de dignidade, honra e face (DHF), os valores parecem predizer uma variedade de efeitos que diferem entre grupos culturais, os quais variam nesses tipos de prioridade. No entanto, poucas tentativas foram feitas para desenvolver medidas que abordam diretamente o efeito de tais variáveis em diferentes atitudes e comportamentos e, em especial, para grupos já tradicionalmente categorizados como individualistas (e.g., EUA e Reino Unido). Também escassos estudos utilizaram amostras adequadamente amplas de grupos culturais e, finalmente, a literatura diverge com relação à melhor caracterização das culturas, se em termos de normas ou valores. O presente projeto procura investigar a validade de conceito das estruturas mais recentemente propostas para a categorização dos valores humanos básicos e das dimensões DHF, observando a precisão e validade discriminante das medidas descritas na literatura internacional para amostras brasileiras, e a magnitude do efeito dessas variáveis na explicação e predição de atitudes e comportamentos. Especificamente, com relação aos estudos levados a cabo no projeto e dentre as variáveis-critério aqui investigadas, incluem-se estudos na área de psicologia policial; o comportamento do consumidor; a universalidade de estereótipos de gênero, todos de acordo com resultados apresentados pela literatura (realizados principalmente em contextos culturais individualistas) que pressupõem conformidade a normas; e os modelos de aculturação de refugiados em países do chamado Globo Sul. Impactos do projeto podem ser observados em termos do exame das barreiras encontradas por refugiados na integração com a sociedade anfitriã e proposição de políticas públicas que abordem relações interculturais entre grupos de refugiados e membros da sociedade em geral; fatores relacionados ao desempenho de policiais e agentes de segurança pública; identificação de barreiras para igualdade de oportunidade de gênero; e predições na área de comportamento do consumidor em uma perspectiva transcultural.

Palavras-chave: valores humanos básicos; aculturação; psicologia policial; comportamento do consumidor; estereótipos de gênero.

Integrantes:

Cláudio Vaz Torres (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

André Luiz Mendes Athayde (Docente - Universidade Federal de Minas Gerais)

Amalia Raquel Perez-Nebra (Docente - Faculdade de Administração, UnB)

Breno Giovanni Adaid Castro (Docente - PPG-CdC)

Laura Novaes Andrade (Docente - Centro universitário do Distrito Federal)

Maria Cristina Ferreira (Docente - Universidade Salgado de Oliveira)

Maria Auxiliadora da Silva Campos Dessen (Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar - UnB)

Mário César Ferreira (Docente - Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)

Thiago Gomes Nascimento (Docente - PPG-CdC)

Bond, M. (Michael Harris Bond - Polytecnic University of Hong Kong)

 

 

 

2.3.2 EVOLUÇÃO DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS NO COMPORTAMENTO SOCIAL, COMPORTAMENTO SEXUAL E PERSONALIDADE À LUZ DA TEORIA DA HISTÓRIA DE VIDA

Coordenador: Mauro Silva Júnior

Descrição: A Psicologia Evolucionista postula que a evolução da cognição e das motivações humanas modulam a expressão do comportamento atual. Partindo deste ponto, pretende-se com esse projeto investigar como os mecanismos distais interagem com os mecanismos proximais para produzir a variabilidade individual observada no comportamento social e no comportamento sexual. No âmbito do comportamento social são investigadas as relações interpessoais, a cognição social e comportamento antissociais nas relações humanas. No âmbito do comportamento sexual são investigados os aspectos cognitivos e as motivações para os relacionamentos duradouros e casuais e como eles variam de acordo com a orientação sexual dos indivíduos. Considera-se que tanto o comportamento social quanto o sexual são expressões de mecanismos cognitivos e motivacionais evoluídos que se desenvolvem ao longo do curso de vida do indivíduo formando padrões de comportamento como a personalidade. Assim, as diferenças encontradas entre os indivíduos devem-se à interação desses mecanismos distais e proximais que modulam preferências e escolhas nos relacionamentos interpessoais. Com o intuito de alcançar esses objetivos são delineados estudos correlacionais em diferentes populações tais como casais, adolescentes, gêmeos, pessoas com diferentes orientações sexuais, mensurando-se aspectos da personalidade e do desenvolvimento. Espera-se com isso testar hipóteses evolucionistas a respeito da evolução da mente humana. Com estes resultados busca-se compreender fenômenos como a formação da personalidade, as preferências amorosas e sexuais que colocam em risco o bem-estar físico e psicológico dos indivíduos, como comportamentos antissociais surgem ao longo do desenvolvimento e quais as condições ambientais que podem mitigá-los ou favorecê-los. 

Palavras-chave: cognição social; motivações; teoria da história de vida; diferenças individuais. 

Integrantes: 

Mauro Silva Júnior (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

André Luis Moura de Oliveira (Mestrado - PPG-CdC)

Lívia Barbosa (Mestrado - PPG-CdC)

Sarah Torres Teixeira de Mello (Mestrado - PPG-CdC)

Tainah Tavares (Mestrado - Programa de Pós Graduação em Neurociências e Comportamento, PPGNC-UFPA)

Wanderson Costa (Mestrado - PPGNC-UFPA)

João Casalech (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

Nayade Louize da Costa Santos (Graduação - PIBIC - Instituto de Psicologia, UnB)

 

 

2.3.3 UNIVERSAIS PSICOLÓGICOS HUMANOS: VARIABILIDADE INDIVIDUAL E TRANSCULTURAL

Coordenador: Mauro Silva Júnior

Descrição: A Psicologia Evolucionista postula que a mente humana é produto da seleção natural em resposta a problemas adaptativos de nossos ancestrais no ambiente de adaptação evolutiva. As adaptações psicológicas humanas são, portanto, produtos universais encontrados na espécie que podem ser previstos e testados de forma rigorosa. Embora diversas pesquisas tenham sido realizadas para investigar supostos universais psicológicos humanos, ainda não há consenso do que eles são e nem de quais os métodos que nos permitem identificá-los. A falta de consenso torna-se desafiadora quando se reconhece que grande parte dos estudos em psicologia são realizados com amostras de estudantes universitários, especialmente dos países considerados sob o acrônimo em inglês WEIRD (ocidental, educado, industrializado, rico e democrático), que representa a menor proporção de pessoas vivas no mundo, aquelas de países como a Europa ocidental, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Evidentemente, a maior parte da população humana é não WEIRD, mas contraditoriamente é a menos estudada quando se busca por universais humanos. Assim, esse projeto busca a partir de dois modelos teóricos, propostos pela Antropologia Evolutiva e pela Psicologia Evolucionista, submeter estudos empíricos sobre os supostos universais aos critérios estabelecidos pelos modelos para identificar se existem universais humanos. Ambos os modelos estabelecem diferentes níveis de universalidade, considerando desde a ausência de universalidade à universalidade absoluta. Com o intuito de alcançar esse objetivo são selecionados estudos na esfera da cognição, motivação e comportamento que pretendam ser definidos como universais humanos pela Psicologia Evolucionista, que tenham sido sistematicamente testados, de preferência em culturas diversas. São analisados a cultura a qual foi retirada a amostra, tamanho amostral, tamanho de efeito dos resultados encontrados, se os estudos são transculturais e se são descritos os efeitos ambientais que explicam a variação individual. Espera-se com esses resultados, contribuir para o rigor conceitual de estudos da psicologia evolucionista sobre os universais humanos e como eles podem ser estudados, levando à confirmação ou rejeição de supostos universais.

Palavras-chave: universais psicológicos humanos; variação individual; variação transcultural; antropologia evolutiva; psicologia evolucionista.

Integrantes:

Mauro Silva Júnior (Coordenador, Docente - PPG-CdC)

Paulo Augusto Franco de Oliveira César Tolentino (Mestrado - PPG-CdC)

Ana Júlia Luizon (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

Luana Almeida (Graduação - Instituto de Psicologia, UnB)

 

2.3.4 EVOLUÇÃO DA FLEXIBILIDADE COMPORTAMENTAL

Coordenador: Francisco Dyonísio C Mendes

Descrição: Etólogos e psicólogos evolucionistas têm se interessado cada vez mais na evolução da flexibilidade comportamental. Um tema central a esse interesse é como fatores proximais (i.e. fatores físicos e sociais do ambiente imediato) afetam as expressões comportamentais típicas de humanos e outros animais (i.e. o repertório adquirido filogeneticamente). O presente projeto aborda este tema focando um grupo de primatas cuja flexibilidade comportamental é ainda pouco conhecida – o grupo dos primatas neotropicais. O projeto inclui investigações sobre três espécies: o muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), o macaco-prego do cerrado (Sapajus libidinosus) e o sagui comum (Callithrix jachus). Entre os tópicos abordados estão a variabilidade acústica e o uso não estereotipado de chamados combinatórios, a relevância social de intercâmbios vocais, a referencialidade de chamados associados a alimentos, a utilização de ferramentas e o ajuste comportamental a ambientes antrópicos (matas urbanas e cativeiro). Do ponto de vista teórico, espera-se contribuir para uma melhor compreensão da complexidade comportamental e cognitiva de primatas neotropicais. Do ponto de vista prático, o projeto tem contribuído com dados sobre o comportamento de macacos “urbanos” que visam diminuir a taxa e a gravidade de conflitos e agressões a seres humanos. 

Palavras-chave: etologia; comunicação vocal; ferramentas; macacos urbanos.

Integrantes:

Francisco Dyonísio Cardoso Mendes (Coordenador, Docente - PPG-CdC) 

Didier Demolin (Docente - Université Sorbonne-Nouvelle, França)

Karen Bárbara Strier (Docente - University of Wisconsin, Antropology, EUA)

Ludmila Moura de Souza Aguiar (Docente - IB-UnB)

Raphael Moura Cardoso (Docente - PPB/UnB)

Ricardo Mucury Filho (Doutorado - PPG-CdC)

 

2.3.5 INSIGHTS COMPORTAMENTAIS DIRECIONADOS À POLÍTICAS PÚBLICAS

Coordenador: Thiago Gomes Nascimento

Descrição: Estudos sobre a psicologia policial, criminal e econômica têm ganhado cada vez mais atenção nos debates políticos e de políticas públicas. A psicologia policial, também conhecida com o psicologia policial e de segurança pública, é uma área de estudo preocupada com as facetas de segurança do comportamento humano. Foi formalmente reconhecida em 2013 pela American Psychological Association como uma especialidade em psicologia profissional, e os tópicos comumente abordados incluem intervenções clínicas, avaliação psicológica, suporte a investigações criminais e consultoria gerencial. Notadamente, em razão dos fenômenos de segurança pública, com o acontecimento de diversos crimes, de homicídios, a roubos, violência doméstica, furtos, têm transformado o cotidiano das pessoas. Esta transformação nas atividades diárias e o sentimento de insegurança são mais expressivos nas grandes cidades, onde as pessoas referem cada vez mais que estão aterrorizadas e com medo. A identificação do medo do crime como um problema potencialmente tão grave quanto o próprio crime, passa a se tornar algo de investigações científicas, ainda que, em menor escala no Brasil. Destaca-se, porém, que as pesquisas na área de segurança publica no Brasil, frequentemente carecem de uma articulação entre as diversas variáveis, diferentes áreas e objetivos, gerando resultados na forma de diagnósticos que nem sempre conduzem à intervenções práticas e eficazes. Assim, o presente projeto foca na produção de conhecimento, voltados à análise econômica e econométrica de políticas de segurança pública. Políticas essas, desenvolvidas pelos órgãos de Segurança Pública, incluindo-se Secretarias de Segurança Pública e Organizações Policiais, tanto no sentido do impacto que as mesmas têm para a sociedade, por meio da análise criteriosa e científica de dados secundários coletados pelas próprias organizações, como por exemplo, da pesquisa distrital de vitimização e de dados econômicos e sociais disponibilizados pela pesquisa distrital por amostra de domicílios, no caso específico do Distrito Federal; quanto na geração de novos dados para as organizações a serem coletados com policiais (militares e civis) voltados para o levantamento de aspectos estressores do trabalho dos operadores de segurança pública. Ou seja, o projeto inclui um olhar voltado para fora das instituições de segurança pública, analisando o efeito das políticas públicas de segurança e das políticas de segurança pública na sociedade em termos de redução do crime e do medo do crime, aumento da confiança nas instituições de segurança pública, sob a óptica da economia do crime, da economia comportamental, da criminologia e da ciência policial; e para dentro das instituições de segurança pública, analisando preditores do estresse ocupacional no trabalho dos operadores. Portanto, o projeto visa potencial a aplicações diretas para essas instituições de segurança pública, em um mesmo plano de investigação, com delineamentos e planos amostrais adequados, métodos robustos, instrumentos válidos e fidedignos e análises quantitativas multivariadas.

Palavras-chave: insights comportamentais; psicologia policial; psicologia criminal; psicologia econômica; comportamento humano nas organizações.

Integrantes:

Thiago Gomes Nascimento (Coordenador, Docente - PPG-CdC) 

Breno Giovanni Adaid-Castro (Docente - PPG-CdC)

Carlos Eduardo Pimentel (Docente - Universidade Federal da Paraíba)

Cláudio Vaz Torres (Docente - PPG-CdC)

Sueli Menelau de Novais (Docente - Universidade Federal de Pernambuco)