Sobre o programa

Saiba mais sobre o PPG-CcC

Objetivos

Mestrado

O Mestrado tem como objetivo promover a competência científica no campo de Ciências do Comportamento, contribuindo para a formação inicial de docentes e pesquisadores.

Doutorado

O Doutorado tem como objetivo formar profissionais que atuem como pesquisadores independentes e como docentes no ensino superior de graduação e pós-graduação em Ciências do Comportamento.

Áreas de Concentração

Os cursos de Mestrado e Doutorado são organizados em duas grandes áreas de concentração: Análise do Comportamento e Cognição e Neurociências do Comportamento. 

Análise do Comportamento

A área de Análise do Comportamento tem por objetivo produzir conhecimento sobre os comportamentos humano e animal, utilizando um arcabouço teórico-metodológico consistente, inspirado principalmente em teorias de aprendizagem. Os projetos de pesquisa nesta área são agrupados nas seguintes linhas de pesquisa: 

  1. Processos Comportamentais Básicos, que investiga fenômenos comportamentais, tais como discriminação, escolha, esquiva, comportamento adjuntivo, comportamento precorrente, dentre outros, em condições controladas de laboratório;
  2. Análise Comportamental Aplicada, que investiga fenômenos comportamentais "naturais" complexos, tais como leitura e escrita, transtornos comportamentais, comportamentos de consumidores, comportamentos sociais, desempenho em situações de risco para a saúde, em seus ambientes naturais. As coletas de dados dos diferentes projetos têm se baseado em técnicas experimentais e de observação direta, com eventual uso de questionários e testes neurocomportamentais. 

 


 

Cognição e Neurociências do Comportamento

A área de Cognição e Neurociências do Comportamento tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas dirigidas ao estudo observacional e experimental de processos cognitivos e psicobiológicos do comportamento humano e animal, em especial aqueles relacionados aos processos básicos de memória, percepção, sensação, emoção, neuropsicologia e reabilitação, adicção a drogas psicotrópicas, etologia e ecologia do comportamento animal. Duas linhas de pesquisa estão vinculadas a esta área de concentração: 

  1. Cognição, Percepção e Sensação, que investiga fatores cognitivos, sensoriais e perceptuais que influenciam o desempenho humano em sua interação com o ambiente visando o desenvolvimento de modelos teóricos em Psicologia e Neurociências;
  2. Cérebro, Drogas e Comportamento, que investiga variáveis comportamentais e farmacológicas envolvidas na adicção, do papel de neurotransmissores e circuitos cerebrais nas emoções, da evolução, ecologia e etologia dos comportamentos animal e humano, neuropsicologia e reabilitação.

 

Mais detalhes

Saiba mais

Histórico, laboratórios, publicações e mais

Histórico

Linhas de Pesquisa

Laboratórios

Teses e Dissertações