Laboratórios
As atividades de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento estão organizadas em torno de quatro grandes laboratórios:
Em breve
Equipe de pesquisadores:
Elenice Seixas Hanna, Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto, Laércia Abreu Vasconcelos, Natália Maria Aggio, Rachel Nunes da Cunha, Raquel Maria de Mello.
O laboratório conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da psicologia e de áreas de interface tais como educação, economia e direito. Pesquisadores colaboradores nacionais e internacionais compõem os diferentes projetos de pesquisa. Sob a perspectiva da Análise do Comportamento, pesquisas básica e aplicada são desenvolvidas. Entre os métodos utilizados estão aqueles fundamentados no referencial do paradigma da equivalência de estímulos para o ensino de leitura alfabética e musical, escrita, repertórios matemáticos e competências sociais; controle de estímulos e o estudo do envelhecimento e a cognição; estudo do comportamento verbal e responder relacional derivado; investigações sobre falsas memórias e suas relações com psicopatologias; comportamento de escolha; economia comportamental operante para o estudo do comportamento do consumidor e sobre investigações empíricas sobre regras jurídicas; o estudo do comportamento de cooperação, macrocontingências e a seleção cultural com metacontingências; a análise funcional de leis em pesquisas com a análise de sistemas comportamentais; experimentos naturais e políticas públicas; e os métodos de pesquisa da historiografia envolvendo a história da psicologia nacional e internacionais, história da Análise do Comportamento e Psicologia e Relações Étnico-Raciais.
Em breve
Em breve
Além disso, docentes e alunos do programa também podem realizar suas atividades de pesquisa no LIPSI(Laboratório Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa Experimental em Psicologia com Humanos), novo laboratório multifuncional do Instituto de Psicologia. Espaços no LIPSI podem ser utilizados mediante reserva.