Como fazer a Matrícula
Para solicitar sua matrícula, siga os passos abaixo:
Leia no site os itens “Regulamento do Programa“, “Disciplinas“ e “Oferta de Disciplinas”
Decida quais disciplinas serão cursadas (baseie-se no seu Plano de Estudos individual Doutorado e Mestrado).
Preencha os seguintes documentos:
Encaminhe os documentos acima à Secretaria do PPG-CdC: ppg.cdc@gmail.com
Os alunos recém ingressos em processos seletivos, a depender do prazo de finalização do processo e devolutiva com o número de matrícula, não serão capazes de efetuar a matrícula no site SIGAA. Nesses casos, o discente deverá informar à secretaria as disciplinas que tem interesse em cursar utilizando o fomrulario de solicitação de matrícula (no site na aba formulário) para o e-mail ppg.cdc@unb.com.
Assim que houver a liberação do número de matrícula, a secretaria deverá fazer a matrícula vinculada do discente e enviar um comprovante por e-mail do(a) orientador(a) e aluno(a) para controle. Caso não receba esta informação após a liberação do número de matrícula, entrar em contato com a secretaria para confirmação.
Se os recém ingressos forem informados de seu número de matrícula em período anterior ou durante o prazo de matrícula, o discente deverá proceder conforme descrito abaixo em “Instruções para matrícula (aluno regular)” .
Acessar o sistema: https://sigaa.unb.br/
Neste sistema você consegue acessar o histórico, declarações de matrícula, todas as informações e documentos que você precisará enquanto discente do programa.
Os cadastros da Universidade de Brasília são unificados, assim, caso o aluno já tenha tido outro vínculo junto à UnB, solicitamos que acesse com seu vínculo anterior (matrícula antiga – graduação ou pós-graduação) e no comando , localizado no canto superior esquerdo em frente ao seu nome do Portal Discente, faça a alternância entre os cursos
Manual para o SIGAA – clique aqui
Manual Matrícula no SIGAA – clique aqui
Todo os alunos regulares da UnB têm direito a um e-mail institucional.
Além de ser uma ferramenta de e-mail segura, é uma maneira de facilitar a comunicação entre a Universidade e a comunidade acadêmica.
O webmail da UnB conta com 50 GB de espaço de armazenamento e permite o acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional – versão nuvem – como o Teams, Word, Excel e PowerPoint. Além disso, cada estudante tem 1 TB no OneDrive, o sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft.
A área responsável pelo serviço de e-mail institucional e Office 365 é a Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB (STI).
• Todas as informações sobre como proceder para acessar o seu e-mail institucional se encontram neste site: https://www.sti.unb.br/servicos-sti/office-365
• Para gerar o e-mail institucional clique em: Aluno – Solicitar Senha / Alias de E-mail (Pós-Graduação) (unb.br) • Perguntas e respostas frequentes (STI): Office 365 para Alunos (unb.br)
O Aprender 3 é o ambiente de salas virtuais mais recente criado para atender alunos matriculados regulamente nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília.
• Acesse o site: https://www.cead.unb.br/noticias/236-duvidas-sobre-o-aprender-3-estudantes
• Clique em: “1. Como acesso o Aprender 3?” no final da página e siga as orientações recomendadas.
• O Centro de Educação a Distância (CEAD) é o responsável pelo Aprender 3. Caso o/a discente esteja com problemas para acesso, no site www.cead.unb.br clique na aba “Fale Conosco”.
A Monitoria II é um processo de Seleção de monitores para os cursos de pós-graduação.
O Período de matrícula está disponível no calendário universitário do semestre letivo vigente no sítio eletrônico do SAA (Banner central do site).
Os formulários específicos estão disponíveis na seção Formulário no nosso site.
As solicitações deverão ser acompanhadas de:
- Formulário de inscrição;
- Termo de compromisso assinado pelo candidato;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Histórico escolar do curso de pós-graduação;
- Plano de trabalho individual, elaborado pelo candidato em conjunto com o professor responsável pela disciplina no qual conste: descrição das atividades a serem desenvolvidas pelo monitor; exposição mostrando a contribuição das atividades propostas para a formação do monitor e para o desenvolvimento da disciplina.
Obs.: Caso a disciplina pretendida não conste no histórico escolar do aluno, o orientador deverá fazer uma carta justificando que a experiência do aluno adquirida durante graduação e/ou pós-graduação habilita-o para a monitoria solicitada. (Dispensa de pré requisito – formulário no site)
Após o término das atividades de monitoria, o discente e o professor supervisor deverão enviar à secretaria um relatório de atividades (modelo disponível na aba Formulários) dentro do prazo estipulado pelo calendário universitário. Os créditos serão concedidos após aprovação do relatório do monitor e do professor da disciplina, ao final do semestre letivo.
Link de interesse: • DPG – Monitoria na Pós-Graduação (unb.br)
É o exercício das atividades escolares na própria residência do estudante, assegurado nas seguintes situações:
a) gestantes, durante o período de três meses, iniciado a partir do 8º mês de gravidez;
b) portadores de afecções indicadas no Decreto-Lei n. 1.044/69.
O reconhecimento desse direito, por parte da UnB, não exime o estudante do dever discente de dedicação aos seus estudos com o maior zelo possível.
Caso a disciplina não admita a aplicação de exercícios domiciliares, é possível solicitar o trancamento parcial de matrícula (excepcional e justificado).
Formulário:
• Formulário Exercício Domiciliar (SAA)
Legislação de interesse:
• Decreto-lei nº 1.044/69 – Dispõe sôbre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica.
• Lei nº 6.202/1975 – Atribui à estudante em estado de gestação o regime de exercícios domiciliares instituído pelo Decreto-lei nº 1.044, de 1969, e dá outras providências.
A opção de Retirada de Matrícula é definida no Calendário Acadêmico vigente. • Pode ser solicitada até 25% do início do semestre.
O discente pode solicitar o trancamento de matrícula em componentes, desde que não tenham sido integralizados.
Antes de solicitar essa opção, é necessário verificar com o orientador, pois ele deverá registrar a confirmação para o devido registro do trancamento. Além disso, deve ser observado o período para trancamento estipulado pelo programa de pós-graduação.
SIGAA: Para acessar essa opção, siga a sequência: Ensino → Trancamento de Matrícula → Trancar (ver Manual pg. 33-36)
• Atendidos os requisitos citados no passo anterior, o discente deverá selecionar as matrículas que deseja trancar, informar um dos motivos para o trancamento e solicitar o trancamento.
• Ao solicitar o trancamento, aparecerão as disciplinas requeridas. Para confirmar, é necessário informar o CPF e a senha e depois clique no botão Confirmar Solicitação.
• Ao finalizar, aparecerá a mensagem de sucesso na solicitação. Aparecerá também a opção para impressão do comprovante. Atente-se aos comandos em verde informados no sistema. Exibir Andamento do Trancamento
• Essa opção permite a visualização do trancamento por meio da sequência: Ensino → Trancamento de Matrícula → Exibir Trancamento de Matrícula
• Após seguir as instruções anteriores, aparecerão as solicitações de trancamento realizadas
O Trancamento Geral de Matrícula dos cursos de Pós-Graduação só poderá ocorrer por motivo justificado, sendo necessário que fique comprovado o impedimento involuntário do aluno para exercer suas atividades acadêmicas.
• O Trancamento Geral de Matrícula será concedido apenas nos casos em que fique comprovado o impedimento involuntário do aluno para exercer as atividades acadêmicas.
• Não é possível efetuar o trancamento após o término do prazo final de permanência do discente no programa.
• O Trancamento Geral de Matrícula não poderá ser concedido por mais de um período letivo durante a permanência do aluno no curso para o mestrado e por 2 períodos letivos para o doutorado, exceto por razões de saúde do discente.
O processo será analisado pelo Colegiado do Programa.
Documentos necessários:
• Exposição de Motivos
• Histórico Escolar
• Anuência do(a) Orientador(a)
• Documentos comprovatórios de questão se saúde: relatórios médicos, psiquiátricos, atestados ou qualquer documento que comprove a questão de saúde especificada na exposição de motivos
• Licença maternidade: deverá ser apresentada a certidão de nascimento
Links de interesse:
– Manual para peticionamento trancamento (DEG)
– DPG – Trancamento Geral de Matrícula e Desligamento (unb.br)
Desligamento pode ocorrer por:
a) Por abandono de curso;
b) Por jubilamento;
c) Por não cumprimento de condição;
d) Transferência obrigatória para outra Instituição de Ensino Superior;
e) Por solicitação voluntária.
De acordo com a Resolução CEPE 080/2021 (no site na aba legisção), o desligamento do discente pelo SAA ocorrerá em uma das seguintes situações:
I – Após duas reprovações ou abandono (SR) em disciplinas do curso;
II – Após duas reprovações no exame de qualificação;
III – Se não efetivar matrícula em disciplina findo o trancamento previsto nesse Regulamento;
IV – Se não efetivar matrícula a cada período letivo;
V – Se for reprovado na defesa de tese ou dissertação;
VI – Se ultrapassar o prazo máximo de permanência no curso, previsto no Art. 22;
VII – Por motivos disciplinares, previstos no Regimento Geral da Universidade de Brasília, após análise do processo administrativo.
Na eventualidade de um aluno desejar reingressar no curso após desligamento, só poderá fazê-lo mediante nova seleção pública.
As Disciplinas cursadas anteriormente à admissão poderão ser aproveitadas após análise pela Comissão de Pós-Graduação, levando-se em conta os dispositivos do artigo 25 da Resolução CEPE 0080/2021.
É vedada, por dois anos, a admissão em qualquer curso de Pós-Graduação na Universidade de Brasília de aluno desligado em função do estabelecido nas hipóteses de desligamento automático.
Monitoria
Instruções para Aproveitamento e Equivalência de disciplinas
Informo o discente tem o direito de solicitar aproveitamento, mas o colegiado que irá decidir se as disciplinas podem ser aproveitadas.
Aproveitamento de disciplinas cursadas no PPG-CdC como ex-aluno ou aluno especial
De acordo com Regulamento interno do programa, poderão ser aproveitados até o limite de 70% do total de créditos exigidos no programa (Mestrado ou Doutorado), desde que tenham a menção mínima de MS ou nota equivalente em cada disciplina.
No caso de disciplinas cursadas como aluno/a especial: só podem ser aproveitadas 50% dos créditos do mestrado/doutorado com disciplinas cursadas como aluno/a especial.
As disciplinas devem ter sido cursadas até, no máximo, 10 anos contados retroativamente a partir da data do mês de ingresso no curso.
Documentos necessários:
• Histórico escolar de mestrado ou declaração de aluno especial
• Formulário preenchido (disponível na aba Formulários)
Documentos necessários:
Histórico escolar de mestrado/doutorado ou declaração de aluno especial (solicitadas no email saaatendimento@unb.br ou saacrpg@unb.br)
Ementas das disciplinas
Programas das disciplinas (caso possua)
Parecer substanciado do/a orientador/a explicando a relação das disciplinas solicitadas com o projeto do/a discente.
Formulário de aproveitamento de estudos
A equivalência de disciplinas consiste na análise e comparação entre as ementas de disciplinas de programas ou instituições distintas, objetivando apontar a similaridade entre elas.
O Estudo da disciplina de origem e adequação para a compatibilidade das disciplinas ofertadas no quadro de disciplinas do Programa de Pós-graduação deverá ser feito pelo discente proponente, juntamente com o(a) seu(sua) orientador(a). A proposta será avaliada pelo Colegiado do PPG-CdC.
Documentos necessários:
Histórico escolar de mestrado/doutorado
Parecer substanciado do/a orientador/a explicando a relação das disciplinas solicitadas com o projeto do/a discente.
Ementas das disciplinas
Programas das disciplinas (caso possua)
Informar quais disciplinas do programa são correlatadas às disciplinas cursadas fora da UnB.
Isso se deve devido a só poder constar no histórico disciplinas cursadas na UnB.
Ex.:
Cursadas no programa original
GEO100 – Planejamento de pesquisa em administração
GEO111 – Empreendedorismo
GEO101 – Teorias Organizacionais
GEO112 – Comportamento do consumidor
Solicitação de Aproveitamento na UnB
PPGCDC0129 – PLANEJAMENTO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
PPGCDC3316 – ECONOMIA COMPORTAMENTAL
PPGCDC0006 – FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO
PPGCDC3315 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Dados para cadastramento como bolsista CAPES
• Código da UnB: 53001010
• Nome do programa: Programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento
• Modalidade: Mestrado/ Doutorado (a depender do caso)
• Código do programa: 53001010068P7
• Tempo de Bolsa: para mestrado são 24 meses, para doutorado, 48
• Assinatura: Pode ser digital desde que não fique aparente que se trate de assinatura digital
• Início da Bolsa: será o mês anterior ao pedido. (a bolsa paga é referente ao mês vencido)
• “Termo de Compromisso”: Campo “curso ___ Área ____ em nível de ____”
• Preenchimento: curso de Pós-graduação em Ciências do Comportamento na área Psicologia em nível de Mestrado/Doutorado (a depender do caso)
Disposições sobre Acúmulo de bolsa e Vínculo empregatício
• Portaria Conjunta CAPES-CNPq – POC n° 01/2010 – Acúmulo de bolsa e vínculo empregatício
• Nota sobre a Portaria Conjunta
Disposições sobre prorrogação de bolsa em virtude de licença maternidade
• A prorrogação de Bolsa e de vínculo institucional com a Universidade de Brasília são processos distintos – Sobre a prorrogação de vínculo institucional temos as normativas
• CPP 0012/2020 – docentes em licença maternidade
• CPP 0004/2020 – estudantes em licença maternidade. Garante Trancamento Geral de Matrícula ou extensão adicional de permanência por 6 (seis) meses.
Links de interesse:
Orientações para Relatório Final (Pós-defesa) para bolsistas CNPq
Os projetos de pesquisa relacionados ao comitê de ética devem enviados em Dois (2) arquivos PDF separados: “Folha de Rosto” e o “Projeto”
Preencher na Folha de Rosto:
1) Item “Pesquisador responsável” inserir data atual e assinatura do aluno responsável pelo projeto acima do campo da instituição;
2) Item “Instituição Proponente” inserir o nome completo da Diretora: Maria Inês Gandolfo Conceição;
2.2) inserir no campo CPF: 279.528.601-78;
2.3) inserir a data atual no campo específico;
2.4) inserir no campo cargo/função: Diretora do Instituto de Psicologia;
2.5) enviar o arquivo “Folha de rosto” arquivo em uma página;
2.6) no campo “Patrocinador Principal”: não se aplica.
3) No Projeto:
3.1) nome do Orientador constando na Capa
3.2) destaque para os tópicos: riscos e benefícios;
4) Para onde enviar no IP
4.1) Enviar os documentos para o contato: michellimarques@unb.br e ipd@unb.br, aos cuidados de Michelli Alves Marques, secretária executiva do Instituto de Psicologia.
OBSERVAÇÃO:
Enviar a “Carta de aceite: somente para o caso de a pesquisa ser executada no âmbito da UnB, nesse caso de enviar a “Carta de Aceite” enviar três (3) arquivos PDF.
Defesa
Para solicitar a prorrogação do prazo de defesa e de qualificação, deve ser enviado para o email da Secretaria do PsiCC (secpsicc@unb.br) em PDF único:
- Formulário preenchido e assinado
- Exposição de motivos/Justificativas
- Novo Cronograma de Atividades assinado pelo(a) discente e pelo(a) orientador(a)
- Carta do Orientador analisando a trajetória do aluno, e a previsão de conclusão do curso (Mestrado ou Doutorado)
- Histórico Escolar atualizado
Cópia de seu projeto, dissertação ou tese, como estão no momento da soliciitação - Documentos comprobatórios (laudos, declarações….)
- Informações sobre o processo de submissão de manuscritos
Composição de banca:
A Comissão Examinadora será presidida pelo orientador, este sem direito a julgamento, e composta por dois membros titulares, sendo pelo menos um deles não vinculado à Universidade de Brasília, e por um suplente;
• Será aprovada pelo Colegiado do Programa, observados os critérios de excelência na área de conhecimento do trabalho a ser avaliado.
• Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutor e não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de dissertação.
• Na impossibilidade da participação do orientador, este deverá ser substituído na defesa por outro docente credenciado no PPG-CDC, mediante indicação do Colegiado.
Marcação de banca:
Deve ser utilizado o formulário presente no site na aba formulários.
O exame de qualificação é um processo de controle interno do Programa e de Pós-graduação e pré-requisito obrigatório para a defesa de Tese, com previsão no regulamento do programa. Ele consiste na defesa oral do texto do projeto de tese, constando de argumentos teórico-epistemológicos consistentes, problema e objetivos da pesquisa, método, cronograma e referências bibliográficas.
• O exame de qualificação deverá ocorrer até o final do 24º mês no programa, independentemente de trancamentos, licenças ou outras interrupções.
• Pode ser solicitada prorrogação de exame de qualificação pelo prazo máximo de 6 meses.
• Em caso de reprovação, o exame de qualificação poderá ser repetido uma única vez, até 90 dias após o primeiro exame de qualificação, respeitando-se os demais prazos do Programa.
Composição de banca:
A Comissão Examinadora, aprovada pela CPG-CdC, será presidida pela/o orientadora/orientador, este sem direito a julgamento, e composta por dois membros titulares, sendo pelo menos um deles não vinculado ao Programa, e por uma/um suplente;
Marcação de banca:
Deve ser utilizado o formulário presente no site na aba formulários.
Requisitos para poder defender:
- Finalizado os créditos obrigatórios e optativos
- Ter cursado estágio docência
- 1x para não bolsistas e 2x para bolsistas.
- Ter submetido 1 artigo
- Ter 1 artigo aceito à publicação (regras na resolução de submissão no site na aba legislação)
- Ter qualificado
Composição de banca:
A Comissão Examinadora será presidida pelo orientador, este sem direito a julgamento, e composta por três membros titulares e um suplente, aprovados pela CPGPDE.
- Dentre os membros titulares, um deve ser vinculado à Universidade de Brasília e dois externos à Universidade de Brasília.
- Os membros da Comissão Examinadora deverão ter o título de Doutor e não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de tese.
- Na impossibilidade da participação do orientador, este deverá ser substituído na defesa por outro docente credenciado ao Programa, mediante indicação da CPG-PDE.
Marcação de banca:
Deve ser utilizado o formulário presente no site na aba formulários.
Diplomação no SIGAA:
Os discentes devem acompanhar o processo no SIGAA pelo Caminho: Portal do Discente > Ensino > Acompanhar Procedimentos após Defesa
Após concluir os passos 2, 7 e 9, por favor comunicar a secretaria pelo e-mail ppg.cdc@gmail.com
Cabe ao discente cobrar o orientador para que este conclua o passo 3.
Manual do SIGAA para formatura:
Formatura SIGAA
Diplomação no SEI e DPG:
No caso de aprovação, a homologação ficará condicionada à entrega do trabalho definitivo à Secretaria do Programa, no prazo de trinta(30) dias
Após a aprovação em defesa de mestrado ou doutorado, o discente deverá seguir os seguintes passos:
- Se cadastrar no SEI como usuário externo, caso não tenha cadastro prévio e informar à secretaria
- Assinar o relatório de defesa no processo informado pela secretaria.
- Para requisitar homologação da defesa mestrado e doutorado, o discente deverá:
- Encaminhar para o e-mail <ppg.cdc@gmail.com> arquivo PDF, Fonte Arial Tamanho 10, contendo as seguintes informações:
- Nome completo:
- Título da Tese ou Dissertação:
- Nome do Curso:
- Data da Defesa:
- Nome do Orientador:
- Banca Examinadora:
- Palavras-chaves em português (3 a 5) separadas por “;”
- Palavras-chave em inglês (3 a 5) separadas por “;”
- Resumo em Português:
- Resumo (Abstract) em Inglês
- Encaminhar para o e-mail ppg.cdc@gmail.com arquivo PDF com a cópia da versão final da dissertação ou tese.
- Encaminhar para o e-mail ppg.cdc@gmail.com, escaneado em formato PDF, o Termo de autorização para publicação de Teses e Dissertações Eletrônicas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações devidamente preenchido e assinado.
- Encaminhar para o e-mail ppg.cdc@gmail.com, escaneado em formato PDF, Termo de Autorização para anexar o trabalho ao banco de dados da Plataforma Sucupira da CAPES.
- Declaração de originalidade de dissertação de mestrado ou tese de doutorado
- Encaminhar para o e-mail <ppg.cdc@gmail.com> arquivo PDF, Fonte Arial Tamanho 10, contendo as seguintes informações:
Todos os formulários estão disponíveis na página do programa na aba formulários
Legislação de interesse:
- IR DPG 0004/2020 – Dispões sobre documentação essencial para homologação de defesa
- IR DPG 0003/2020 – Apresenta modelo de Declaração de Originalidade