André Ribeiro da Silva
Pós-Doutor em Ciência do Comportamento / Neurociências, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Atividade Física para Grupo Especial, Gestão Pública e Educação a Distância e as Novas Tecnologias. Graduado em Educação Física e Pedagogia. Atua também como Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, ambos da Universidade de Brasília. Atua em diversos programas e projetos de pesquisa no campo multidisciplinar, com foco na educação e promoção da saúde.
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Breno Giovanni Adaid Castro
Possui graduação em Administração – Faculdades Milton Campos (2004), mestrado em Administração pela Universidade FUMEC (2008), doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (2014) e realiza pós doutorado em ciências do comportamento (UNB).Foi Research Assistant na University of Oregon, foi professor adjunto do Instituto de Educação Superior de Brasília, coordenador da linha de Estratégia, Inovação e Empreendedorismo do mestrado profissional do Instituto de Educação Superior de Brasília onde lecionou Métodos Quantitativos de Pesquisa.É Pesquisador Colaborador Pleno do Programa de Pós Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade Brasília (UnB). Co-fundador do R5 Lab – Laboratório de Pesquisa Aplicada para Tecnologia e Inovação (www.r5.unb.br). Tem experiência na área de Administração trabalhando com estatística multivariada e modelagem estatística, especialmente na elaboração de de cenários e projeções do Covid-19 durante o período pandêmico. Trabalha os seguintes temas: Comportamento de consumo, Covid-19, Comportamento Humano e Julgamento.
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Cláudio Vaz Torres
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e PhD em Industrial Organizational Psychology – California School of Professional Psychology (1999), pós-doutorado em Marketing pela Griffith University, Austrália (2004), pós-doutorado em Cross-Cultural Research pela University of Sussex, Inglaterra (2009), pós doutorado em Cross-Cultural Psychology and Human Values pela Hebrew University of Jerusalem, Israel (2013) e pós doutorado em Valores Humanos Básicos na University fo Haifa (2018). Em todos os estágios Pós-Doutorais desenvolveu e validou para amostrar brasileiras medidas para uso em pesquisa transcultural, notadamente o Questionário Refinado de Valores – PVQ-RR. Atualmente é revisor do JCCP – Journal of Cross-Cultural Psuchology. IJIR – International Journal of Intercultural Research; American Psychologist Journal; Revista Psicologia: Teoria e Prática; RAC – Revista de Administração Contemporânea; e RAM – Revista de Administração de Mackenzie. Avalador de trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, membro da International Association for Cross Cultural Psychology, da qual também é o Representante Regional para a América do Sul. Parte das atribuições desta representação inclui a aplicação para o contexto nacional , de pesquisas transculturais e carências e problemas sociais da América do Sul. Tem experiência na área de Psicologia Transcultural, atuando principalmente no seguintes temas: valores humanos básicos, valores culturais, psicologia politica, comportamento do consumidor e diversidade cultural e inclusão. Desenvolveu intervenções em diversidade para escolas públicas nos níveis fundamental e médio.
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Eileen Pfeiffer Flores
A professora é afiliada ao departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no laboratório de aprendizagem humana e no ambito do projeto de extensão de ação continuada Livros Abertos, que corrdena desde 2011. Possui graduação em psicologia pela Universidade de Brasília (1995), mestrado e doutorado na área de Psicologia Experimental pela Universidade de Brasília (1997 a 2003, respectivamente). Atualmente é professora adjunta do departamento de processos psicológicos básicos da Universidade de Brasília e desenvolve pesquisas nos seguintes temas: linguagem, desenvolvimento da linguagem, análise do comportamento no contexto educacional, leitura, formação de mediadores de leitura, compreensão leitora, e questões epistemológicas e conceituais em análise de comportamento.
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Elenice Seixas Hanna
Graduada em Psicologia pela Universidade de Brasília (1983), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (1987) e PhD em Psicologia pela University of Wales, College of Cardiff (1991). Realizou Pós-doutorado no Shriver Center, University of Massachusetts, Medical School (2001) e na Universidade Federal de São Carlos (2005). Atuou como docente e pesquisadora no Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília de 1985 a 2016 e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (PPG-CdC) de 1991 a 2016. Chefiou o Departamento e coordenou o PPG-CdC duas vezes. Representou o Instituto de Psicologia no Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade de Brasília. Foi Editora da Revista Brasileira de Análise do Comportamento e editora associada das revistas Psicologia: Teoria e Pesquisa e Acta Comportamentalia. Possui mais de 50 publicações entre artigos e capítulos de livro em revistas nacionais e internacionais. Orientou 32 mestres, 7 doutores e 56 alunos PIBIC. Desenvolve, com pesquisadores da UFSCar, instrumentos de avaliação e módulos de ensino informatizados para ensino de leitura e escrita. Desenvolve pesquisa básica realizando análises funcionais do comportamento de escolha e fenômenos de controle de estímulos, em seres humanos e outros animais. Investiga, na área aplicada, o autocontrole, a aprendizagem de leitura, escrita, música e matemática como fenômenos relacionados com escolha e controle de estímulos. Está aposentada desde 2016 e atua como docente e pesquisadora voluntária do Departamento de Processos Psicológicos Básicos e do PPG-CdC. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino.
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Goiara Mendonça de Castilho
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1995), em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora Adjunto II – DE da Universidade de Brasília. Tem interesse na pesquisa básica sobre os processos cognitivos, especialmente nos seguintes temas: raciocínio condicional, raciocínio indutivo, categorização, memória e diferenças entre experts e novatos.
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Jitone Leônidas Soares
Professor Jitone Leônidas Soares é afiliado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas em Aprendizagem e Comportamento Motor Humano. É Doutor em Ciências da Saúde – Área de concentração: Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Mestre e Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). É professor pesquisador pleno na UnB e orientador de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento (PPG-CdC) do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (IP-UnB). É docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física ProEF-UnB.
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Jônatas de França Barros
Pesquisador Colaborador Sênior e Orientador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (doutorado e mestrado) em Ciência do Comportamento do Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2023-2028); Professor Voluntário no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília/DF de agosto de 2016 até a presente data; Professor Titular do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Aposentado em março de 2019); Pós-doutorado em Tecnologias Educacionais Interativas em Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (2015); Pós-doutorado em Educação Inclusiva e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa – Portugal (2005) – Bolsista CAPES/MEC; Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Reabilitação da Universidade Federal de São Paulo (1998) – Bolsista CAPES/MEC; Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (1993) – Bolsista CAPES/MEC; Especialista em Handebol Escolar pela Escola Superior de Educação Física do Pará (1986); Licenciado Pleno em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física – Brasília (1984); Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Boa Esperança/MG (2019); Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado) na UFRN (2013-2015); Orientador e Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado) do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019/2022); Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado) no Departamento de Educação Física da UFRN (2011-2019); Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2018-2019); Co-orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (2015-2017); Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Doutorado/Mestrado) da Universidade de Brasília (1998-2013); Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado) da Universidade de Brasília (2006-2013); Professor e Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação Física (Mestrado) da Universidade Católica de Brasília (1998-2002). Professor Visitante e Orientador no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da UFRN (2004-2005); Professor e Orientador no Curso de Pós-graduação em Psicomotricidade Clínica e Escolar (Especialização) no Departamento de Educação Física da UFRN (2018); Coordenador do Curso de Graduação de Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (1993-1994); Coordenador Técnico Científico da Rede CENESP/FEF/UnB do Ministério do Esporte (2002-2010); Membro de Corpo Editorial e Revisor em Periódicos Nacionais e Internacionais; Líder do Grupo de Pesquisa Atividade Física e Exercício Físico em Populações Especiais (DEF/CCS/UFRN) (2011 até a presente data); Líder do Grupo de Pesquisa “Deficiência Intelectual e Atividade Física (FEF/UnB) (1998-2014). Áreas de Interesses (ensino, extensão, pesquisa e pós-graduação).Tem experiência nas áreas: Educação (Educação Básica), Ciências da Saúde, Educação Física (sub-áreas: pedagógica, saúde e desempenho) com ênfase em pessoas com necessidades educativas (física, sensorial, intelectual e múltipla), atuando nos seguintes temas: modelos de intervenções em avaliação e prescrição de atividade física, exercício físico, cognição, percepção e sensação, cérebro, comportamento, aptidão física, reabilitação e modelos de intervenções nas perspectivas pedagógicas em populações especiais (dificuldades de leitura e escrita).
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Jorge Mendes de Oliveira Castro Neto
Professor Jorge M. Oliveira-Castro é afiliado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Aprendizagem Humana. Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados a questões conceituais em psicologia e em economia comportamental operante e suas aplicações a comportamentos relacionados ao consumo e às leis. As pesquisas conceituais têm se baseado em técnicas desenvolvidas por filósofos da linguagem cotidiana (especialmente pelo “movimento analítico de Cambrigde e Oxford”). Algumas dessas análises sugeriram o desenvolvimento do conceito teórico de comportamento precorrente auxiliar, o qual ocorre em quase todas as tarefas humanas, e tem a função de aumentar a probabilidade de sucesso de comportamentos subsequentes em uma cadeia de respostas, apesar de não ser requerido para a realização da tarefa. As pesquisas sobre comportamento do consumidor têm englobado escolha de marcas, diferenças individuais em padrões de compra, procura por produtos e lojas, desconto subjetivo, escolha de curso superior, dentre outros temas. As investigações sobre comportamentos relacionados às leis têm examinado comportamento de adolescentes em conflito com a lei, modelos experimentais de corrupção, contingências programadas e vigentes sobre gestores públicos, comportamento de magistrados, desconto subjetivo em audiências trabalhistas, dentre outros fenômenos.
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Laércia Abreu Vasconcelos
Professora Laércia Abreu Vasconcelos é afiliada ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Análise Experimental do Comportamento. Tem interesse em pesquisa básica e aplicada em análise do comportamento. Estuda os efeitos de agentes tóxicos sobre o comportamento humano e infrahumano. Atualmente tem desenvolvido pesquisas sobre: os efeitos da mídia sobre o comportamento social de crianças e jovens; metacontingências familiares e contingências conseqüências presentes em histórias infantis. Tem interesse também na análise comportamental de problemas de saúde em crianças.
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Luciano Grüdtner Buratto
Luciano Grüdtner Buratto é afiliado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Psicobiologia. Realiza pesquisa básica e aplicada em psicologia cognitiva e neurociência cognitiva da memória. Seus principais interesses de pesquisa envolvem (i) estabelecer que fatores moderam o efeito de prática de lembrar (o efeito de que a recuperação de informação beneficia o desempenho em testes de memória subsequentes mais do que o reestudo dessa mesma informação); (ii) investigar possíveis aplicações de tDCS (estimulação transcraniana por corrente contínua) em indivíduos com afasia; (iii) delimitar que fatores influenciam o efeito de conformidade de memória (o achado de que os relatos de memória de outras pessoas influenciam nossos próprios relatos de memória).
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Mauro Dias Silva Júnior
Professor orientador nos níveis de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento. Psicólogo e Doutor em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Realizou estágio Doutoral Sanduíche na University of Oxford sob orientação do Professor PhD Robin Dunbar (2011-2012). Atua principalmente nos seguintes temas: evolução da cognição social, evolução do comportamento sexual humano e das diferenças individuais. Realiza pesquisas em Psicologia Evolucionista, principalmente os seguintes temas: cognição social, emoções sociais, comportamento de grupos, sociossexualidade, satisfação no relacionamento, coerção sexual, apego adulto, e personalidade antissocial. É membro fundador da Latin American Association for Human Behavioral and Evolutionary Sciences (LAAHBES), onde atua como vice-coordenador adminstrativo, também é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Human Behavior and Evolution Society (HBES).
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Natalia M. Aggio
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2007), Mestrado (2010), Doutorado (2014) e pós Doutorado (2014) (2016) (2019) em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, especialização em Análise do Comportamento Aplicada pelo Instituto Filadélfia (2008) – UNIFIL e pela IEPSIS (2020) e Aprimoramento Profissional em Neuropsicologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2018). Atualmente é docente no Departamento de Processo Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília – UnB e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino. Tem realizado pesquisa em Análise do Comportamento sobre os seguintes temas: Envelhecimento, memória, falsas memórias, comportamento simbólico, equivalência de estímulos.
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Raquel Maria de Melo
Professora Raquel Maria de Melo é afiliada ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas nos Laboratórios de Análise Experimental do Comportamento e de Aprendizagem Humana. Possui graduação pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1985), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília e desenvolve pesquisas básica e aplicada sobre temas relacionados com controle de estímulos tais como equivalência, superseletividade, conceitos, seguimento de instruções e procedimentos que minimizam erros. Investiga também variáveis que afetam a aquisição de repertórios acadêmicos com o objetivo desenvolver metodologias alternativas para o ensino de leitura, escrita e conceitos. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino – INCT/ECCE, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
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Ricardo José de Moura
Professor e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente (2010) e Doutor em Neurociências (2014) pela mesma instituição. Tem interesse e experiência em neuropsicologia cognitiva e psicologia do desenvolvimento, atuando principalmente com cognição numérica, transtornos de aprendizagem e interface entre neuropsicologia e educação.
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Rui de Moraes Jr.
Rui de Moraes Jr. é afiliado ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Psicobiologia. Atua na área de percepção visual, com interface em neuropsicologia, utilizando principalmente paradigmas comportamentais e métodos psicofísicos. Realiza pesquisas sobre percepção de faces, com interesse em diversos temas: uso de informação de frequência espacial, modelos de processamento, especialização hemisférica, expressões emocionais, investigação de marcadores comportamentais e percepção modulada por pistas sociais.
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Thiago Gomes Nascimento
Doutor em Ciências de Gestão pela Escola Doutoral de Ciências Econômicas e de Gestão da Aix-Marseille Université (AMU, França) e Doutor em Administração, com foco em Inovação e Estratégia, pela Universidade de Brasília (UnB, Brasil). Realizou Pós-doutorado em Ciência do Comportamento, com ênfase em Economia Comportamental do Crime e Medo do Crime; Pós-doutorado em Psicologia Organizacional, com ênfase em Cognições Compartilhadas em Equipes de Trabalho, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília e Pós-doutorado em Administração Pública pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CAPP/ISCSP/ULisboa, Portugal). É Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília. Pesquisador Integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CAPP/ISCSP/ULisboa, Portugal). Tem experiência nas áreas de Administração (com ênfase em comportamento humano nas organizações), Psicologia (social e organizacional) e Ciência do Comportamento, Economia (Comportamental e Criativa) e Criminologia (criminologia ambiental e criminologia comparada). Lidera os seguintes grupos de pesquisa: Behavioural Insight Lab – Grupo de Pesquisa Insights Comportamentais e POLIS – Grupo de Pesquisas sobre Polícia e Prevenção Criminal. Co-fundador do R5 Lab – Laboratório de Pesquisa Aplicada para Tecnologia e Inovação da Universidade de Brasília (www.r5.unb.br).
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Wânia Cristina de Souza
Professora Wânia Cristina de Souza é afiliada ao Departamento de Processos Psicológicos Básicos e desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Psicobiologia. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), graduação em Bacharel Psicologia pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Medicina – Toyama Medical And Pharmaceutical UniversityJapão (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília e tem interesse em percepção sob a perspectiva psicobiológica. Tem trabalhos desenvolvidos sobre visão de primatas (correlatos neuronais de face em áreas corticais no lobo temporal em macacos), percepção de face, comportamento de olhar e reconhecimento de expressões emocionais de faces em crianças com Transtorno do Espectro Autista e pessoas com Doença de Alzheimer, e organização espacial na percepção visual de luminosidade. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neurociência (percepção visual e neuropsicologia). Atualmente desenvolve trabalhos nos seguintes temas: percepção de face, expressão facial e precisão em detecção de mentiras como forma de comunicação não-verbal, percepção visual na criança, contribuição da neuropsicologia para construção de um instrumento protocolar para identificação e intervenção precoce no Transtorno do Espectro Autista, Reconhecimento de expressões emocionais de faces em pessoas com a Doença de Alzheimer e avaliação da sensibilidade à dor em pacientes com Transtorno de Ansiedade e Humor (Transtorno de Pânico, Depressão, TOC e etc.) e implicações para etiologia e tratamento de pessoas com tais Transtornos.
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José Aparecido da Silva
José Aparecido Da Silva é natural de Jaboticabal (SP). Mestre e Doutor em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-doutorado em Percepção e Psicofísica pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, USA. Livre Docente e Professor Titular Sênior em Psicometria e Medidas em Psicologia do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. Foi Chefe do Departamento de Psicologia e Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia, um dos programas conceituados com a nota 7 (máxima) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). Foi também Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Coordenador Científico da área de Psicologia, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Presidente e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia e Coordenador Local da International Society for Psychophysics. Com vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais indexadas, frequentemente citados na literatura internacional, constitui-se num dos pesquisadores em Psicologia, do Brasil, mais frequentemente referenciado pelos seus pares, tanto em periódicos quanto em livros e capítulos de livros. Membro da American Psychological Association, da International Society for Psychophysics, é o único pesquisador em Psicologia do Brasil membro da Psychonomic Society. Membro da Academia de Ciências de Ribeirão Preto. Os tópicos básicos que têm investigado são: percepção espacial, controle visual da ação, psicofísica social e clínica e a teoria geral da mensuração (escalas, testes, inteligência, dor, atributos subjetivos). Tem regularmente publicado trabalhos originais de pesquisa em revistas nacionais e internacionais de grande impacto na literatura. É autor dos seguintes livros: Percepção: Múltiplas Visões, São Paulo: FCA, 1990; Reflexões sobre Universidade, Ciência e Pós-Graduação. Ribeirão Preto: Holos, 2001; Psicologia & Comportamentos. Ribeirão Preto: Canavaci, 2003; Inteligência Humana: Abordagens Biológicas e Cognitivas. São Paulo: Lovise, 2003; Inteligência: Resultado da Genética, do Ambiente ou de Ambos?. São Paulo: Lovise, 2004; Avaliação e Mensuração de Dor: Pesquisa, Teoria e Prática. Ribeirão Preto: Funpec, 2006; Cientistas de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto: Funpec, 2007; Inteligência para o Sucesso Pessoal e Profissional. Ribeirão Preto: Funpec, 2007, 2017 e Universidade em Debate: CCS, 2007. Recentemente, 2017, publicou o livro “O processo de liderança”. Editou vários números especiais de periódicos científicos, nacionais e internacionais, dedicados aos Processos Sensoriais e Perceptuais, à Inteligência e a Dor. Atualmente faz parte do corpo editorial das revistas Psychologica, Paidéa, Psicologia: Reflexão e Crítica, Medicina e Sage Publications ? USA. Sendo um dos pesquisadores que teve seus dados biográficos incluídos no Who’s is Who in the World, na edição de 1988 e na edição especial do ano 2000, foi Professor Visitante da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara (USA), Universidade de Hokkaido (Japão), Universidade de Padova (Itália), Universidade de Paris, XI – Orsay (França), e Universidade de Coimbra (Portugal). Na Universidade de Coimbra é Co-Coordenador do Mestrado em Psicologia Experimental e, na Universidade Nacional de Tucumán (Argentina), é co-coordenador do Centro Associado de Pós-graduação apoiado pela CAPES (Brasil) e pela SPU (Argentina). Em 2017 criou e é o coordenador do Curso de MBA da USP Comportamento nas Organizações. Ministra no PECE USP/POLI as disciplinas Inteligência Emocional e O Processo de Liderança. Ex-Prefeito do Campus Administrativo da USP de Ribeirão Preto. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Virtual de Cognição e Leitura da USP-RP.
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