Histórico e contextualização do Programa de Ciências do Comportamento
O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia da UnB foi inaugurado em 1964 com o curso de Mestrado, e em 1988 foi ampliado com a implantação do curso de Doutorado.
A partir de 1991, o curso de Mestrado passou a compreender quatro áreas de concentração: a) Processos Comportamentais; b) Psicologia do Desenvolvimento Humano no Contexto Sociocultural; c) Psicologia Clínica e d) Psicologia Social e do Trabalho. No período entre 2005 e 2007, a partir de recomendação da CAPES, o Programa de Pós-graduação em Psicologia passou por nova reformulação e os quatro Departamentos do IP criaram seus respectivos Programas de Pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico e doutorado).
O programa de Pós-graduação em Ciências do Comportamento (PPG-CdC) foi implementado em 2007 pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB). Desta forma, nosso programa de Pós-graduação já contava, quando de sua criação, da “Processos Comportamentais” do extinto PPG-Psicologia da Universidade de Brasília.
“>Ao longo dos anos, o PPG-CdC contribuiu para a formação de um quadro docente qualificado para o ensino e pesquisa sobre processos básicos na região Centro-Oeste e, de uma maneira mais ampla, para o fortalecimento da área no país.
Durante sua história, O PPG-CdC tem buscado integrar as linhas de pesquisa das áreas de Análise do Comportamento (Processos Comportamentais Básicos e Análise Comportamental Aplicada) e de Cognição e Neurociências (Cognição, Percepção e Sensação e Cérebro, Drogas e Comportamento). Os estudantes são incentivados a participar de disciplinas e pesquisas de diferentes abordagens, o que possibilita um repertório conceitual e metodológico amplo. Adicionalmente, diversos projetos de professores vinculados ao Programa transitam entre a pesquisa básica e a aplicada, além de envolverem tanto estudantes de pós-graduação como de graduação.